22 de junho de 2011

O Olhar do Amor


olhar do french bulldog
French Bulldog Fine Art Print - Mark Melnick
Que a interação diária com cães traz inúmeros benefícios todo mundo sabe, e, com certeza, esses benefícios são muito maiores do que os riscos. Donos de cães têm a pressão mais baixa, menos depressão e sentem-se menos sozinhos. Além disso, os donos de cães costumam ser mais ativos e têm mais amigos graças ao animal (Legal!).

Um estudo realizado na Universidade de Azuba, no Japão, analisou os níveis de ocitocina da urina de 55 pessoas após interagirem por 30 minutos com seus animais de estimação. Após o experimento, os cientistas constataram que o nível de ocitocina dos voluntários havia aumentado em cerca de 20% apenas dois minutos e meio após voltarem a ter contato visual com seus bichinhos.

A ocitocina é uma substância produzida no hipotálamo, ela ativa as áreas relacionadas à afetividade, ajudando a estabelecer e a fortalecer os vínculos de afeição. Está, ainda, associada à produção de dopamina, o neurotransmissor responsável pelo controle do sistema de recompensa humano.

Acredita-se, também, que a essa substância pode ter desempenhado um papel fundamental na domesticação de cães e lobos, cerca de 15 mil anos atrás, pois talvez durante o processo evolutivo, seres humanos e cães tenham vivido juntos para compartilhar experiências sociais, tais como o contato visual e gestual.

homem e cão em momento de afeição
Momento de afeição entre o ser humano e o animal.
No estudo, os cientistas verificaram, também,  a influência do contato visual (o olhar) dos proprietários de cães na liberação do hormônio. Nos testes, metade dos voluntários permaneceu cerca de 20 minutos sem poder olhar diretamente para seus bichos, Em seguida, eles puderam olhar nos olhos dos seus animais, aumentando os níveis do hormônio.

dois bulldog frances olhando
frenchbulldog.hrastro.com
Com base nos resultados, constatou-se que um aumento no nível da ocitocina poderia explicar porque brincar com cães e, até mesmo olhar nos olhos deles, pode melhorar o humor e até mesmo atenuar os sintomas de ansiedade e depressão.

dois bulldog frances olhando
pinksaint.com
buldogue frances olhando para cima

cão olhando de lado



french bulldog com cara linda

Vai dizer que olhando essas fotos o seu nível de ocitocina não aumentou e você não se apaixonou por eles?

Tudo culpa dos frenchies e seu olhar do amor...


Referências:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.