14 de julho de 2011

Não Envenene Seu Frenchie!


Obs: Está proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste post, as informações  aqui contidas foram retiradas do livro: Primeiros Socorros de cães e gatos, 2010.

Todos nós sabemos o quanto os bulldogs franceses são curiosos, cheiram tudo, e não raras as vezes colocam na boca o que encontram.  Isso pode ocasionar intoxicações graves, exigindo atenção médica imediata.
buldogue frances comendo do chao
Fonte: Lovemaegan.com
Os tóxicos produzem uma ampla gama de sintomas que podem se desenvolver em minutos ou apenas alguns dias depois. Os sinais dependem do tipo de substância, da quantidade de exposição e do animal em si.

Muitas substâncias têm antidotos específicos, por isso é importante sua identificação. Leve a embalagem do produto ingerido ao veterinário, e se o animal vomitar, não se esqueça de levar também uma amostra do material vomitado para análise.

A tabela abaixo pode ajudar na identificação da origem da intoxicação:

SUBSTÂNCIA
SINTOMAS
Ácidos (alvejantes, limpadores a seco)
Contato com a pele: cão chora, rola, lambe;
Engoliu: salivação em abundância, coça a boca com a pata, dor abdominal.
Amônia, Detergente
Idem ao anterior

Chocolate Amargo *
Vômito, diarréia, salivação em abundância, urina muito, hiperatividade, tremores musculares, convulsões, coma.
Produtos Antipulgas
Variedade de sintomas, podem ocorrer medo, contrações musculares, tremores, diarréia, hiperatividade, depressão, salivação em excesso.
Produtos derivados do petróleo (querosene, tinta, tíner, gasolina, óleo de motor)
Vômitos, dificuldades para respirar, tremores, convulsões, coma, morte.
Estricnina e Arsênico
Variedade de sintomas, incluindo: sangue na urina e nas fezes, sangramento pelas cavidades corporais, sede, tontura, paralisia, convulsões, coma, depressão, dor e cólicas abdominais, hálito com forte cheiro de alho.
Medicamentos
Variedade de sintomas. Se você não souber qual remédio seu frenchie ingeriu, fale com seu veterinário imediatamente.
Fonte: SHOJAI, A. D. Primeiros Socorros em cães e gatos. Belo Horizonte: Ed Gutenberg, 2010

CUIDADO! 

* Chocolate Amargo: A substância presente nos chocolates - Teobromina - é um estimulante que afeta o coração dos cães. O chocolate ao leite não chega a ser um problema tão grave, ocasionado mal-estar na barriga e um pouco de diarréia (seria preciso 1 Kg de chocolate ao leite para intoxicar um animal de 3 Kg). 

Porém, o chocolate amargo contém 10 vezes mais dessa sustância (seria necessário apenas 50 gramas para ocasionar uma intoxicação) se comparado ao chocolate ao leite, podendo resultar em vômitos, diarréias, convulsões, coma e até morte. Se Seu cão comer esse tipo de chocolate, lamber a cobertura de um bolo ou mexer em chocolate em pó, procure seu veterinário logo!

Então... NADA de chocolate para o seu frenchie!

Cuidados posteriores:
  • Muitas dessas substâncias causam lesões no aparelho digestivo, assim, uma dieta suave pode auxiliar na recuperação de seu bulldog;
  • Reintroduza lentamente a comida. Se seu cão vomitou por até três dias, deixe que sua barriguinha descanse por 24 horas, ofereça apenas água e líquidos que hidratam, como soros, e depois vá introduzindo a alimentaçao sólida;
  • Para Tóxicos que provocaram sangramentos é necessário um tratamento com vitamina K. Seu veterinário lhe explicará qual substancia a ser utilizada e a dosagem.
cachorro doente
Fonte: caninablog

Nada melhor do que a PREVENÇÃO:
  •  Mantenha todos os estimulantes (doces, álcool, café e refrigerantes) fora do alcance de seu animal, guardados em locais que ele não tenha acesso;
  • Se você for passar algum produto químico na sua casa (como tratamentos para cupins, baratas, formigas, pulgas) não faça perto do local que seu cão se alimenta, tire todas as suas coisas (inclusive a cama, vasilhas, brinquedos, panos) até que aplicaçao tenha terminado. Evite o uso de inseticidas muito tóxicos;
  • Mantenha todos os remédios (tanto de humanos quanto de animais) guardados em locais fechados e altos, e nunca dê uma dose maior de remédio do que foi prescrito pelo veterinário;
  • Cheque a lista das plantas venenosas e nunca as tenha em casa ou no quintal;
  • Produtos de limpeza, assim como remédios devem ser muito bem guardados, totalmente fora do acesso dos cães.
Atenção!
A nicotina é um veneno natural muito poderoso. Então, se você ou alguém da sua casa fuma, mantenha suas pontas de cigarro, charutos, fumo e coisas relativas fora do alcance do seu bulldog francês, pois se eles tiverem a chance, com certeza irão comer.

Cuide muito bem de seu frenchie, evite maiores problemas e previna-se!

french bulldog looking



Referências:

1.  SHOJAI, A. D. Primeiros Socorros em cães e gatos. Belo Horizonte: Ed Gutenberg, 2010 ;
2. http://petsa.com.br/index.php?pgID=noticias&mi=001000000000&nArq=210611-165804-5610f4
3. http://www.portaldoscaes.com/c-coisas-mais-perigosas-saude-caes.html



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.