21 de julho de 2011

Ossos de courinho = Perigo à vista!


Todo mundo que tem um cão sabe que a mastigação para um filhote faz parte do seu desenvolvimento. 

Para "minimizar" os problemas com móveis e objetos pessoais roidos tentamos desviar a atenção do filhote com brinquedos.

Muitas vezes optamos também, para entreter o cão, seja ele adulto ou filhote, pelos ossos de couro digestíveis. Esses ossos são feitos a partir da camada interna do couro de uma vaca.
Porém, você sabia que esses ossos podem ocasionar inúmeros problemas? Alguns deles são:

1. Contaminação: Existem relatos de toxinas como arsênico e cromo presentes nos ossos de couro;

2. Irritação digestiva e alergias: Muitos ossos contêm corantes artificais (para ficarem coloridinhos) que podem causar alergias, principalmente aqueles com corantes vermelhos. Existem, também, cães alérgicos às substâncias utilizadas na fabricação do osso, o que pode causar diarréias e vômitos;

3. Asfixia ou obstruções: É o mais grave de todos: Existe uma grande possibilidade e vários relatos de cães que engasgaram com esse tipo de osso, alguns sendo levados até à morte. Casos de obstrução intetinal que muitas vezes requerem cirurgias também são comuns.

O terceiro item é muito importante. O problema é que, normalmente, os cães mastigam e amolecem o osso, mas não cortam em partes pequenas para engolí-los.

Aquilo acaba virando uma bolota grande, consistente, mole e nojenta, que, cabendo na boca de seu bulldog, com certeza ele vai engolir o pedaço todo de uma vez só.

A Alana nessa semana estava roendo um desses. Eu sempre supervisiono: quando amolece e chega em um tamanho que ela possa engolir, eu retiro e jogo no lixo. Isso porque muitas vezes ela já se engasgou com pedaços desses ossinhos, conseguia regurgitar e eu jogava fora. 

Dessa vez, por um descuido meu, ela engoliu um pedaço e... entalou na garganta! Ela tentou regurgitar três vezes e nada, como eu estava do lado eu abri a boca dela (ela estava com a madíbula um pouco travada, o que é perigoso, pois ela poderia travar na minha mão), de qualquer forma, eu abri e consegui vizualizar, lá no fundinho da boca, um pedaço do osso. 

Todos sabem da anatomia respiratória e digestiva complicada do bulldog francês, o que é mais um motivo para ter mil cuidados com coisas que eles possam engasgar. Inclusive, o pai da Alana morreu exatamente porque comeu alguma coisa e engasgou e, infelizmente, ocorreu uma parada cardiorrespiratória.

Enfim, consegui ver o pedaço e puxar, saiu uma superr tripinha!

Viram o perigo? E se eu não estivesse em casa? Ela poderia ter morrido!!! (bate 3 vezes na madeira!)

Lição aprendida, e estou repassando para que não aconteça esse desespero com o frenchie de vocês: ossos de courinho não mais!

Agora a Alana vai ficar apenas com o ossodu dela, que, alías, ela adora! Vive roendo ele.

Alana com seu ossodu
A Alana tem o ossodu há mais de 1 ano (um osso natural, duro, que ela adora ficar roendo). Só os vizinhos que não gostam muito, porque quando ela inventa de brincar com ele, sai  "chutando" o osso para tudo quanto é lado, batendo em todas as paredes... e faz um barulhão!

Mas cuidado também, com muita persistência ela já conseguiu quebrar uma lasquinha (imediatamente joguei fora), assim como, com muita força e muito tempo roendo o osso, eles podem quebrar ou lascar algum dentinho.

Olha o estado do ossudo dela:



Você pode optar por esse tipo de osso, ou também ossos crus. Nunca dê ossos cozidos! O cozimento altera a estrutura do osso e eles podem sim criar lascas e ocasionar uma chance maior de obstrução instestinal.

Mas com qualquer tipo de osso que você vá dar ao seu bulldog francês, duas dicas são MUITO importantes:
  • Supervisão: SEMPRE supervisione seu cão quando ele estiver comendo qualquer tipo de osso. Dessa forma, qualquer imprevisto que aconteça você estará ali para prontamente tomar providências;
  • Inspeção: Sempre fique inspecionando o osso (se ele está com lascas, pontas), caso esteja potencialmente perigoso, jogue fora e substitua por outro. 
E se mesmo depois dos avisos você optar por continuar dando os ossinhos de couro digestíveis, sugiro, então, que você esteja sempre ao lado de seu cão, assim que o osso amolecer e estiver em um tamanho suficiente para ele colocá-lo totalmente na boca faça o seguinte: tire dele, jogue fora e substitua por outro.

E, se mesmo assim seu cão engasgar, existem algumas coisas que você pode fazer para tentar ajudá-lo a expelir o objeto que está osbtruindo sua garganta. E não esqueça! Não demore muito para levá-lo ao veterinário, pode ser que o objeto fique entalado mais fundo e você não consiga alcancá-lo ou fazê-lo expelir, nesse caso, seu cãozinho necessitará de atendimento urgente e uma provável cirurgia.

O texto (grifado por mim) foi extraído do site: Greepet

"Estar preparado para uma emergência é muito importante quando se tem um animal em casa.

Caso você note dificuldade respiratória, constante movimento de pata na boca, lábios e língua azul, verifique as vias aéreas mantendo a boca do animal aberta com uma das mãos e com a outra puxe a língua para fora o quanto for possível e observe se há algum objeto visível.

Se encontrar, tente remover cuidadosamente, não use pinças ou alicate, pois pode aprofundá-lo mais ainda na garganta do animal, coloque seu dedo na base do maxilar do cão, pressionando para dentro e para cima para expelir o que estiver impedindo o animal de respirar. Muita cautela para não empurrar ainda mais para dentro da garganta. Solicite que alguém ligue para um veterinário para auxiliá-lo por telefone, e agendando uma consulta de urgência e imediata.

Caso ainda continue alojado, existe uma técnica muito simples, chamada manobra de Heimlich para expulsar o que estiver tapando a garganta.

Deite o animal de lado e e coloque as palmas de suas mãos atrás da última costela dele. Depois dê quatro pequenos apertões rápidos e compassados (como a batida do coração), de maneira que esses apertões empurrem o diafragma do cão para cima, forçando o ar sair. Repita mais algumas vezes de empurrar o ar com as palmas de suas mãos até perceber que saiu o corpo estranho.

Certifique-se de estar protegido pois o animal provavelmente estará nervoso e poderá mordê-lo.

Mesmo que você tenha conseguido retirar o corpo estranho, ligue para o veterinário imediatamente, pois pode ter causado ferimentos internos.

Precauções:

Tire de seu cachorro qualquer objeto que possa ser colocado inteiro na boca, tome cuidado com pedaços de brinquedos de couro cru, embora sejam saborosos, o cão pode ingerir pedaços muito grandes, engasgando ou tendo parada intestinal, dê preferência aos de couro triturado, que não têm grandes pedaços ou aos brinquedos de nylon, que são de difícil destruição.

Verifique em sua casa se não existem botões, ou pequenos objetos que podem se soltar e serem engolidos pelo cão. Caso tenha bichos de pelúcia, perceba se não possuem furos que possam estar vazando o enchimento."

Manobra de Heimlich em cães grandes (descrita no texto):

Fonte: SHOJAI, A. D. Primeiros Socorros em cães e gatos. Belo Horizonte: Ed Gutenberg, 2010
 A Manobra de Heimlich em cães pequenos também pode ser feita dessa forma: Segure o dorso do seu cão contra seu estômago, mantendo sua cabeça levantada e as pastas penduradas. Coloque seu punho exatamente abaixo da última costela (você perceberá facilmente pela cavidade macia), puxe para dentro em direção à sua barriga e para cima em direção ao seu queixo. Ponha firmeza e energia para tentar deslocar o objeto. Mas cuidado com muita força em cima das costelas (a manobra deve ser feita  abaixo delas), isso pode ocasionar trauma nas costelas de seu frenchie.

Fonte: SHOJAI, A. D. Primeiros Socorros em cães e gatos. Belo Horizonte: Ed Gutenberg, 2010
Aqui vai alguns vídeos que mostram a manobra. Eles estão em inglês, mas só observando já dá pra ter uma idéia de como fazer a manobra.




Mais uma vez: Peça para que, antes de começar a fazer a manobra, alguém ligue para seu Vet, para que ele possa ajudá-lo por telefone. Já agende a consulta imediatamente e urgente!

Como sempre: Prevenção é TUDO!!

32 comentários:

  1. Olá! Ótimo artigo para ter mais atencao na hora de dar esses petiscos para os nossos adorados caezinhos!

    Seguinte, eu sempre dou esses ossinhos de courinho para a minha beagle. Ela nunca teve problema nem nada, só que por um descuido meu e das pessoas que moram na casa, acabamos aumentando o número de ossinhos que dávamos a ela.
    Esses dias acordei e vi que a boca dela (na região dos lábios) estava sem os pelinhos, avermelhada, e com algumas casquinhas de sangue.

    Prevejo que seja uma alergia, por causa das substâncias presentes nesses ossinhos. E sim, pretendo levar ela ao veterinário. Hoje mesmo. :)

    Mas bem, obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Olá Melissa,

    Obrigada!

    É sempre bom supervisionar quando damos esses tipos de petiscos para os nossos cães. O risco de engasgo existe sempre.

    E realmente eles podem causar alergias,principalmente aqueles ossos coloridos que contêm corantes.
    No seu caso pode ser do osso, mas pode ser outro tipo de alergia, inclusive a outros alimentos.

    De qualquer maneira é muito bom que você vai levá-lo ao vet, depois coloque seu comentário aqui de qual foi o diagnóstico!

    Muito obrigada por seu relato! Muito válido! pode ajudar outras pessoas!

    Beijos,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  3. Esse blog em 24h já virou uma bíblia pra mim. Perdi a conta de quantos artigos já li e quantas informações anotei e que vão ser muito importantes pro cãozinho do meu irmão.

    Sou muito grato pelo tempo que você dedicou à esse blog!

    ps.: Se me permite uma correção(se é que estou certo né), a moça do vídeo ao explicar a Manobra de Heimlich para um cão pequeno, diz que ele tem que ser colocado de forma que a cabeça aponte para baixo, no seu texto é citado que a cabeça deve ficar levantada. (Ela diz: "make sure that his body position is so that his head is pointing down")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Borges,

      Obrigada pelo apoio e pelos elogios!

      A questão da cabeça é a seguinte: para ajudar a saída do objeto a cabeça deve estar pendente para baixo, é só pensar em nós quando engasgamos, o reflexo é pender a cabeça para baixo, parecida com essa foto que mostra a manobra em humanos: http://hypescience.com/wp-content/uploads/2009/06/manobra-heimlich-desengasgar.jpg

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
  4. Olá, estou a meses procurando desse osso pra comprar para minha yorkshire, pois sempre tive medo em dar os outros, pois ela desfaz os nós em questão de minutos, e quase engasgou uma vez, porém já procurei na minha cidade pra comprar dele e não encontro em nenhum pet shop, e na internet apenas o de tamanho médio que segundo o contato da loja é um pouco pesado pra raça dela, pensei em comprar e cortar em tamanho menor. será que funciona? você me indica algum site que tenha dele no tamanho pequeno? obrigada!!! Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flor,

      O ossudu médio não é tão grande assim, e acho que ela pode ficar roendo ele no chão. Talvez, dependendo do tamanho dela ela não consiga ficar correndo e carregando ele pra todos os lados. Eu nunca vi Ossodu pequeno. Mas você pode procurar ossos naturais que tem em vários tamanhos, e deve ter uns menores.

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
    2. Compreeei o médio e realmente ficou pesado pra ela, como eu previa, e como ela é um dengo só, e quando quer algo fica latindo para eu pegar pra ela, ela fica latindo o tempo inteiro para que eu pegue o ossodu dela para levar de tipo do sofá para quarto quando ela quer ir.... rsrsrsrs... acabei pedido meu pai para cortar ao meio e ele conseguiu cortar e lixar com uma ferramenta que ele tem... ficou ótimo rsrs... mas não tem perigo dela quebrar o dentinho algo assim? sou super medrosa com isso...

      Excluir
    3. Olá Flor,

      Depende muito, os meus nunca tiveram problemas dentários em relação a isso, mas pode sim ocorrer desgastes e as vezes quebra de alguma pontinha do dente. é bom sempre supervisionar e não deixar ela 24 horas roendo sem parar.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  5. Aconteceu comigo ontem o que eu já havia ouvido falar!!! Minha shitzu de 7 anos engasgou com um desses ossos de couro digerível!! Tive que enfiar a mão na guela dela pra salvá-la... se estivesse sozinha teria morrido dado o naco de osso que entalou na garganta!!! Aqui em casa, ossinho de couro NUNCA MAIS!!!
    Abraços e feliz 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa!

      Concordo com vc! :)
      Aqui em casa esse tipo de osso não entra mais.

      abs e Feliz 2014 para vc tb!!!!!!!!
      Gabi

      Excluir
  6. Saindo um pouco do foco, comprei um ossinho desses comuns p um filhote de 2 meses e no outro dia ele vomitou e teve diarreia, imediatamente retirei o osso dele, apesar de nao ter certeza se foi o osso o causador.
    Poderia ser uma alergia ou algo assim?
    Agora ele ja esta bem, gracas a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz,

      Infelizmente assim não tem como saber se foi realmente do osso. Tem que ver outras coisas que ele comeu diferentes, outros brinquedos. E com dois meses diarreia e vomito pode ser relacionado a alguma doença, ou a vezes até um mal estar passageiro. Se ele continuar assim leve-o ao veterinario logo!

      Abs,
      gabi

      Excluir
    2. Me desculpa mas não concordo com sua resposta claro que foi o osso esse osso não foi feito para um filhote de apenas 2 meses primeiro os dentes de um filhote de 2 meses ainda não está totalmente formado pois até a ração de filhotes são bem mais molinha que a de adulto e a diarréia só ocorreu porque um filhote de 2 meses tem que comer somente a mesma ração ou se for trocar de ração que seja gradual de 7 a 10 dias até dar somente a nova ração esses ossos de couro são muito pesado para o organismo de um filhote de 2 meses é preferível nessa idade dar somente a ração.Tenho 4 cães da raça Chow Chow essa é a experiência que tive com eles.

      Excluir
  7. Olá, bom dia. Acompanho seu face e blog três meses antes de receber minha filhotinha. São uma mão na roda. Gostaria de saber se posso dar algo desse tipo para a minha. Ela tem 48 dias. Obgdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilson,

      Eu não recomendo esse tipo de osso para nenhum cão.

      E mesmo com os tipos de ossos mais duros é necessária supervisão!!!

      Existem cães que engolem pedaços e até o osso inteiro!

      Então sempre supervisione quando der brinquedos e ossos!

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  8. meu cão da raça pinche engoliu um pedaço desse osso e esta colocando uma espuma e não consegue latir direito vou leva ao veterinário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,

      leve o quanto antes! Melhoras para seu cãozinho!!

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
  9. bom dia onde eu encontro esse ossodu osvaldinhomrs@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osvaldo,

      Em varias agropecuarias vendem, mas se não se encontrar existe na internet para vender.
      ossos naturais também são interessantes e são vendidos em pet shops também.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  10. Meu cão comeu um pacote desses, e no dia seguinte começou a vomitar muito, agora o vômito apresenta sangue também. Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilene,

      Você precisa levá-lo ao vet, vomito com sangue, ou vômitos persistentes são preocupantes. É preciso realizar exames para ver a causa!

      Melhoras para seu cãozinho!

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  11. Olá Gabi, muito bom o seu post, eu tenho um filhote de York que é muito agitado e os ossinhos estavam ajudando muito. Porém ao pesquisar sobre vi realmente não é o mais indicado.
    Gostei tanto da sua publicação que compartilhei em minha página Yorkshire BH no facebook. Caso você queira compartilhar outras experiências conosco será muito bem vinda.
    Abraço,
    Mariana Martinelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana,

      Obrigada! Espero ter ajudado!
      Podemos sim compartilhar experiências, tudo que puder auxiliar é sempre bem-vindo!

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  12. minha cachorrinha acaba de morrer hoje por causa desse osso, 3 dias com diarreia de sangue, o veterinario disse que era normal, medicou com soro e vitamina, mais ela nao resistiu, tinha apenas 3 meses, muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enrico,

      Meus pêsames. Sinto muito pela sua perda. Muita força!

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  13. Boa noite, Tenho um ilhasa de 4 meses, comprei o osso de couro vermelho, ele passou a vomitar, cor vermelha do ossinho e agora nao quer comer nada, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite, tenho um Ilhasa de 4 meses, dei a ele um ossinho de couro de cor vermelha, ele comeu, e começou a vomitar e hj nao quer comer nada, como posso estimula-lo a comer, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas,

      A minha recomendação é que você leve o quanto antes ao veterinário, um cãozinho novinho pode ter várias causas que o levaram a vomitar e não querer comer.
      Pode ser desde um mal estar pro algo que comeu ou até mesmo alguma doença viral ou bacteriana.
      Não tem como saber somente assim, ele precisa ser examinado pessolamente para poder identificar com mais certeza a causa e fazer o tratamento correto.

      Melhoras pra ele!
      Abs,
      Gabi

      Excluir
  15. acho que esse osso causou alergia em nosso cão, meu filho comprou um grande deu p ele e ele comeu todo o osso. ele é um bull therrie esta com uma semana gemendo de dor, barriga e boca, nariz avermelhado e inchado, ja levamos no veterinário e ele não sabe o que é. acha q são os dentes pois ele esta com 3 meses, mas nao é isso.Meu Deus ja nao sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta,

      Leve-o com urgencia em outro veterinario e peça para fazer exames, como por exemplo sangue. Pode ser mal estar, mas como disse em outro comenta´rio, cães filhotes podem ter várias causas que podem ocasionar doenças, até mesmo causas virais e bacterianas.
      Como já expliquei algumas vezes aqui no blog eu não sou veterinaria, os posts servem como fonte de informação para que a pessoa discuta nesses casos também com seu beterinario.
      De qualquer maneira, mesmo que fosse veterinaria não poderia dar um diagnostico pela internet apenas com a descrição simples dos sintomas.
      O cão SEMPRE deve ser exeminado pessolamente por um profissional e deve sim realizar exames e investigar o que está ocasionando esses sintomas.
      Vá em outro veterinario e seja persistente, não há como a gente levar nosso cão em uma clinica e sair de lá com um cão doente sem diagnostico e sem estar devidamente examinado e medicado, isso é um absurdo!

      Se ele examinando não sabe o qoe é, é dever dele fazer os exames e demais procedimentos necessários para diagnosticar o que está havendo com seu cãozinho!

      "achar" não é dignostico profissional! Ele tem que procurar as respostas!

      Leve-o em outro logo!

      Desejo melhoras pra ele!

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  16. Minha cachorrinha comeu um osso desses ontem. Roeu muito mas hoje acordou desanimada, sem querer comer. Bebeu água e fez as necessidades normalmente. Mas dormiu o dia todo e não teve interesse por nenhuma comida. O que será que pode ter acontecido? Estou um pouco preocupada. O que pode ser?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.