11 de julho de 2011

Tratamento da Úlcera de Córnea em Cães


buldogue frances-olhos
Fonte: PetBrazil
 O Tratamento depende da gravidade da lesão. Úlceras superficiais costumam cicatrizar em torno de 3-7 dias de tratamento.

O objetivo do tratamento da úlcera de córnea é potencializar e estimular a regeneração corneana espontânea, prevenir infecções e a utilização de terapias específicas emergenciais para evitar que ocorra perfuração total da córnea.

O procedimento a ser adotado inicialmente é a limpeza da ferida, com aplicação tópica de agentes antibacterianos, além de uma terapia complementar, de acordo com cada caso, em geral usando midriáticos (dilatador de pupila) essas drogas são usadas para alivio da dor. Entretanto, ocasionam uma grande dilatação da pupila, e seus efeitos podem durar vários dias, mesmo depois de interrompido o tratamento. Por isso, não se assuste se a pupila permanecer enorme durante alguns dias.

remedio-olho-cachorro

Os veterinários também indicam a utilização de antibióticos de amplo espectro, sendo específico nos casos das bactérias terem sido identificadas pela cultura e antibiograma.

Pode ser utilizado também pomada antibiótica, normalmente, de quatro a seis vezes ao dia, óleo de vitamina A em média quatro vezes ao dia e atropina (se houver sinais de uveíte anterior manifestada).

Alguns estudos apontam que é contra-indicado o uso de corticosteróides tópicos e drogas anti-inflamatórias não esteróides (AINES), devido a possibilidade de atraso no processo de cicatrização das úlceras ou até no agravamento da lesão.
pomada-olhos-caes

Em alguns casos há a necessidade de cirurgia para correção da úlcera. Os meios de tratamentos cirúrgicos incluem vários procedimentos de acordo com a gravidade, como tarsorrafia (procedimento  cirúrgico  que consiste na fusão da pálpebra superior com a inferior), retalhos da terceira pálpebra, sutura direta de descemetoceles, aplicação de adesivos teciduais e retalhos conjuntivais.

A escolha do melhor tratamento possibilita uma resposta muito mais eficiente para a cura das úlceras de córnea em cães. Sempre procure um veterinário, para que ele possa diagnosticar seu frenchie e determinar o melhor procedimento a ser usado no seu caso.

46 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna,

    Nao sou veterinaria, mas se seu cachorrinho foi examinado acredito que o veterinario deve ter passado a medicação correta. Se vc estiver em duvida aconselho vc a consultar outro vet.

    Melhoras para seu caozinho!

    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  3. oi, meu lhasa apson estar com ulcera de cornea oque eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu shih tzu teve úlcera de córnea com 2 meses o veterinário receitou uma pomada epitezan custou R$10,00

      Excluir
    2. O meu ate agora ficou cerca de $310,00.espero q morra aqui e não precise de cirurgia.

      Excluir
  4. Olá Marcio,

    Recomendo vc levá-lo o quanto antes ao veterinario, ele poderá examinar certinho seu cão e ver qual o tipo de lesão e a profundidade, assim como o tratamento mais adequado ao seu caso.

    Abs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Levei minha cachorrinha pug em um veterinário da cepov Rio, que é considerada uma das mais especializadas no Rio de Janeiro e o veterinário Francis nem fez um exame apurado. Recomendou o uso de um lubrificante e diagnosticou olho seco. Entretanto, o olho continuo vermelho e levei em uma outra veterinaria e ela fez vários exames, como a fluceína, teste de lagrimas e ficou claro e visível que ela estava com uma ulcera de córnea e precisava ser medicada urgentemente. Pessoal, muito cuidado com esse doutor Francis e com qualquer outro veterinário que não seja 100% de confiança. Sempre busquem uma segunda opinião, mesmo que isso saia caro. Detalhe: uma consulta na Cepov custou 250 reais. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Olá Vanessa,

    Não sou veterinaria, então aconselho não auto-medicar seu cão. Leve-o ao veterinario que está tratando dele e explique a situação, ele saberá te dizer o que é necessário!

    Abs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. ja não sei mais o que fazer, levei o meu cachorro shih tzu ao veterinario o tratamento ta funcionando mais ele n deixa colocar o colirio é uma luta pra colocar o colirio n sei mais o fazer me ajuda

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Gente, por favor NÃO MEDIQUEM SEUS CÃES POR CONTA PRÓPRIA!!!!!!

    Procurem sempre um veterinário, pois o que funciona para um cão pode não ajudar para outro e nem todos os casos são iguais!!!

    Automedicação é PERIGOSA!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi meu nome e monica tenho uma shitzu de 10 meses tava doente e agora apresentou ta com ucera de córnea to usando um colírio mais não ta melhorando o que devo passa ou da a ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Monica,

      Você levou ela ao veterinário? Fez o teste para confirmação da ulcera? Se sim fale com o veterinário e explique que o colírio não está adiantando e ele examinará e saberá qual o melhor medicamento e se há necessidade de mudar. A vezes a melhora demora um pouco, de qualquer maneira fale com o medico que lhe receitou o colírio.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  14. Olá Gabi!Fico feliz pela alana,pelos filhotes!Infelizmente meu cachorrinho morreu em agosto do ano passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Galeno,

      Obrigada, sinto muito pela sua perda, imagino como deve ser muito triste a perda desses anjinhos. Nós nos apegamos muito a eles e a partida é sempre muito difícil.

      Mas com certeza ele está bem. Anjinho lá no céu. :)

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
  15. a Minha cahorrinha esta com ulcera na cornea porem comecei aplicar os remedios e o olho dela ficou azulado isso e normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Quando a Alana teve ulcera e iniciou o tratamento também fiquei assustada com isso e corri pro veterinario...rs...

      Essa coloração "azulada" durante o tratamento faz parte da cicatrização da lesão e depois desaparece. Segundo a veterinária isso quer dizer que a lesão está cicatrizando.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  16. Tenho uma labrador e ela ta com o olho com manchas branca e ta avermelhado. Ela tem 2 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eudes,

      Leve seu cão logo ao veterinario!!!!! Não sou veterinaria, e mesmo que fosse não poderia dar nenhum tipo de diagnostico sem antes olhar, ao vivo, seu cão e examiná-lo corretamente.

      Mais uma vez, leve ao veterinário que ele saberá te dizer o que pode ser o tratamento mais indicado.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  17. meu cão ta com ulcera dencórnia, pelo menos foi oque o doutor falou,
    emfim, é nomal ele não comer, só vomitar e diarreia por causa da ulcera ?
    e ele disse se a ulcera atacar o sistema nervoso do cachorro, provalvemente que vai ter que sacrificar meu animal é isso msm ????
    e ja faz mais de 10 dias que ta assim, e ele falow que vai até uns 30 dias pra ele se curar ...
    ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio,

      Se ele estiver com uma ulcera de córnea existe tratamento, nunca ouvi falar de cão sacrificado com ulcera de córnea, e que a úlcera atacou o sistema nervosos do cão!??!?!?!

      Desculpe, mas eu procuraria, com toda certeza, outro veterinário, de preferência um veterinário oftalmo. Ele pode não ter uma ulcera e ser outra doença por exemplo. Ou ter um úlcera e ela ser tratada normalmente.

      Existem tipos de ulceras mais profundas que precisam de cirurgia. mas NUNCA sacrifício! Pra mim isso é um absurdo!

      LEVE EM OUTRO PROFISSIONAL, é essa a minha sugestão.

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
  18. Olá, Gabi.
    Tenho um bebe de bulldog francês com 32 dias e órfão e foi diagnosticado com ulcera na córnea e uso ciprovet, ainda tem uma pele. Sera q existe risco dela n enxergar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      Pele no olho?! A Alana quando teve ulcera tinha uma mancha, mas não pele.

      Você está medicando por conta própria?! Não recomendo passar nada sem consultar o veterinario, se você já consultou retorne nele e explique e mostre o olho.

      Ele poderá examinar certinho e saber o que pode ser.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  19. NAO SEI PORQUE EXISTE ESSE SITE ! SE PARA TODAS AS PERGUNTAS E PROBLEMAS CITADOS , VOCES MANDAM PROCURAR O VETERINARIO , ENTAO NAO SERVE PARA NADA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Waldiogo,

      O blog serve como informação, para você ter uma base de conhecimento e sim, conversar com o veterinario. Até porque ninguém vai fazer uma cirurgia, aplicar injeções e outros procedimentos no proprio cachorro, e sim procurar um profissional especializado.

      O blog serve sim, para conhecimento e leitura e discussão entre os amantes da raça, eu não sou veterinaria, e mesmo que eu fosse sempre falaria para pessoa procurar PESSOALMENTE um veterinario. A pessoa precisa VER o cão para saber qual é realmente o problema, assim como nós, ou você se consulta com um dentista via internet falando que você está "com uma cárie lá no dente de trás"?!? Não dá né amigo!

      A premissa é a mesma para nós e para os cães!

      ;)

      Excluir
  20. Meu cachorro shi tzu de 7 anos esta com uma lesão de cornea, levei ao veterinário sexta feira ele indicou um colirio com antibiótico de 4 em 4 horas mas o olho continua vermelho e com uma pele azulada, sera que é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      A alana quando estava em tratamento da ulcera também ficou com uma coloração azulada no olho, segundo o veterinario isso faz parte do processo de cicatrização e tende a desaparecer depois.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  21. APOS O TRATAMENTO DA URSULA DE CORNEA PODERAR VOLTAR OU NAO VOLTA????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Se corretamente tratada a ulcera cicatriza completamente, o que pode acontecer é ficar algum tipo de cicatriz em alguns casos de ulceras mais profundas.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  22. DEPOIS DO TRATAMENTO URSULA DE CORNEA TEM COM VOLTAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Se corretamente tratada a ulcera cicatriza completamente, o que pode acontecer é ficar algum tipo de cicatriz em alguns casos de ulceras mais profundas.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  23. Olá, existe algum medicamento para tratamento de úlcera na córnea que não seja administrado de 4 em 4 hora? pois trabalho todos os dias e os únicos horários que estou em casa é de 20h as 6h e não tenho ninguém que possa fazer a medicação em outros horários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Infelizmente muitos medicamentos para ulceras são antibióticos e anti-inflamatórios e tem que ser administrados nos horarios corretos, o que vc pode fazer fazer é tentar adequar os horarios dos medicamentos e ver com algum familiar ou amigo que possa ajudá-lo durante esse período.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  24. Meu shitzu acabou de fazer uma cirurgia pra úlcera de córnea profunda, mas não deu certo o médico disse q ele rejeitou os pontos ele fez a (flap), agora ele optou pela 360° fecha o olhinho todo e sutura por fora. Alguém já fez como fica depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane,

      Não precisei passar pela cirurgia na ulcera da Alana, acredito que deva ficar com uma cicatriz, dependendo do local pode afetar a visão do cão, principalmente se for na região central do olho.

      Melhoras para ele!

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  25. O meu cãosinho, um Shihtzu, teve a córnea perfurada por um gato numa cuidadora do DogHero. Estamos tentando sicatrizar com tratamento de uso tópico. Um colírio que custou 110,00.

    Esperamos que logo tudo volte ao normal. Fomos a dois veterinários e nenhum sugeriu cirurgia ainda. :(

    PS: cuidado com os anfitriões do DogHero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas,

      Que triste... :(
      Sempre fico com medo quando meus cães não estão sob meus cuidados e sempre escolho criteriosamente quem fica com eles. Mas realmente nunca podemos prever que coisas ruins acontecerão.

      Espero que ele melhore logo e sem cirurgias! ;)

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  26. minha Shihtzu contraiu Leptospirose, e como sequela teve uma ulcera de cornea enquanto estava internada e que nao foi tratada vindo a virar uma profunda, onde ela foi submetida a cirurgia de flap da 3ª palpebra... Gostaria de saber se ainda ha esperanças para que ela volte a enxergar, pelo menos reduzido.
    Por favor, nao me peça pra perguntar para o irresponsavel do meu veterinario, nem levar em outro, pq ja fiz isso.. o meu veterinario diz que ela vai voltar a enxergar, uma assistente dele diz que perdeu o olho.. outros veterinarios nao atendem pq ela fez cirurgia com outro veterinario e ainda esta em recuperaçao...
    Preciso de uma opiniao sua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dandan,

      Relamente todo prognostico depois de uma cirurgia é reservado, depende muito da lesão, do local e sua extensão. Depende também como o corpinho dela irá reagir no pós-operatório. Cães podem ter cicatrização diferentes.

      Assim falando sem saber como estava a lesão e como foi a cirurgia é difícil para mim dizer como ficará as sequelas e se mesmo elas existirão.

      O objetivo de toda cirurgia, principalmente no olho é resguardar a visão ou sua volta, nem que minima. è preciso esperar a recuperação total dela para ter uma definição, eu sei que é difícil, nós ficamos apreensivas, mas como ela ainda está em recuperação é preciso fazer o tratamento certinho, ter todos os cuidados necessários e esperar a lesão cicatrizar.

      A cookie depois de uma parada tinha parado de andar, não enxergava e não ouvia e o pior que nenhum veterinario sabia se ela ia voltar a ser uma cachorrinha normal ou ficar com sequelas e quais seriam, mas com o tempo e muito cuidado ela se recuperou totalmente.

      Então com todo cuidado e carinho esperamos que ela continue com pelo menos um minimo de visão, é o que sempre esperamos nesse caso, mas temos que aguardar a recuperação total dela.

      Desejo tudo de bom pra ela, e ficaremos torcendo pela sua recuperação!

      Nos mande noticias! :)

      Abs,
      Gabi

      Excluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.