11 de julho de 2011

Tratamento da Úlcera de Córnea em Cães


buldogue frances-olhos
Fonte: PetBrazil
 O Tratamento depende da gravidade da lesão. Úlceras superficiais costumam cicatrizar em torno de 3-7 dias de tratamento.

O objetivo do tratamento da úlcera de córnea é potencializar e estimular a regeneração corneana espontânea, prevenir infecções e a utilização de terapias específicas emergenciais para evitar que ocorra perfuração total da córnea.

O procedimento a ser adotado inicialmente é a limpeza da ferida, com aplicação tópica de agentes antibacterianos, além de uma terapia complementar, de acordo com cada caso, em geral usando midriáticos (dilatador de pupila) essas drogas são usadas para alivio da dor. Entretanto, ocasionam uma grande dilatação da pupila, e seus efeitos podem durar vários dias, mesmo depois de interrompido o tratamento. Por isso, não se assuste se a pupila permanecer enorme durante alguns dias.

remedio-olho-cachorro

Os veterinários também indicam a utilização de antibióticos de amplo espectro, sendo específico nos casos das bactérias terem sido identificadas pela cultura e antibiograma.

Pode ser utilizado também pomada antibiótica, normalmente, de quatro a seis vezes ao dia, óleo de vitamina A em média quatro vezes ao dia e atropina (se houver sinais de uveíte anterior manifestada).

Alguns estudos apontam que é contra-indicado o uso de corticosteróides tópicos e drogas anti-inflamatórias não esteróides (AINES), devido a possibilidade de atraso no processo de cicatrização das úlceras ou até no agravamento da lesão.
pomada-olhos-caes

Em alguns casos há a necessidade de cirurgia para correção da úlcera. Os meios de tratamentos cirúrgicos incluem vários procedimentos de acordo com a gravidade, como tarsorrafia (procedimento  cirúrgico  que consiste na fusão da pálpebra superior com a inferior), retalhos da terceira pálpebra, sutura direta de descemetoceles, aplicação de adesivos teciduais e retalhos conjuntivais.

A escolha do melhor tratamento possibilita uma resposta muito mais eficiente para a cura das úlceras de córnea em cães. Sempre procure um veterinário, para que ele possa diagnosticar seu frenchie e determinar o melhor procedimento a ser usado no seu caso.

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna,

    Nao sou veterinaria, mas se seu cachorrinho foi examinado acredito que o veterinario deve ter passado a medicação correta. Se vc estiver em duvida aconselho vc a consultar outro vet.

    Melhoras para seu caozinho!

    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  3. oi, meu lhasa apson estar com ulcera de cornea oque eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcio,

    Recomendo vc levá-lo o quanto antes ao veterinario, ele poderá examinar certinho seu cão e ver qual o tipo de lesão e a profundidade, assim como o tratamento mais adequado ao seu caso.

    Abs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Levei minha cachorrinha pug em um veterinário da cepov Rio, que é considerada uma das mais especializadas no Rio de Janeiro e o veterinário Francis nem fez um exame apurado. Recomendou o uso de um lubrificante e diagnosticou olho seco. Entretanto, o olho continuo vermelho e levei em uma outra veterinaria e ela fez vários exames, como a fluceína, teste de lagrimas e ficou claro e visível que ela estava com uma ulcera de córnea e precisava ser medicada urgentemente. Pessoal, muito cuidado com esse doutor Francis e com qualquer outro veterinário que não seja 100% de confiança. Sempre busquem uma segunda opinião, mesmo que isso saia caro. Detalhe: uma consulta na Cepov custou 250 reais. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Olá Vanessa,

    Não sou veterinaria, então aconselho não auto-medicar seu cão. Leve-o ao veterinario que está tratando dele e explique a situação, ele saberá te dizer o que é necessário!

    Abs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. ja não sei mais o que fazer, levei o meu cachorro shih tzu ao veterinario o tratamento ta funcionando mais ele n deixa colocar o colirio é uma luta pra colocar o colirio n sei mais o fazer me ajuda

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Gente, por favor NÃO MEDIQUEM SEUS CÃES POR CONTA PRÓPRIA!!!!!!

    Procurem sempre um veterinário, pois o que funciona para um cão pode não ajudar para outro e nem todos os casos são iguais!!!

    Automedicação é PERIGOSA!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi meu nome e monica tenho uma shitzu de 10 meses tava doente e agora apresentou ta com ucera de córnea to usando um colírio mais não ta melhorando o que devo passa ou da a ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Monica,

      Você levou ela ao veterinário? Fez o teste para confirmação da ulcera? Se sim fale com o veterinário e explique que o colírio não está adiantando e ele examinará e saberá qual o melhor medicamento e se há necessidade de mudar. A vezes a melhora demora um pouco, de qualquer maneira fale com o medico que lhe receitou o colírio.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  14. Olá Gabi!Fico feliz pela alana,pelos filhotes!Infelizmente meu cachorrinho morreu em agosto do ano passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Galeno,

      Obrigada, sinto muito pela sua perda, imagino como deve ser muito triste a perda desses anjinhos. Nós nos apegamos muito a eles e a partida é sempre muito difícil.

      Mas com certeza ele está bem. Anjinho lá no céu. :)

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
  15. a Minha cahorrinha esta com ulcera na cornea porem comecei aplicar os remedios e o olho dela ficou azulado isso e normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Quando a Alana teve ulcera e iniciou o tratamento também fiquei assustada com isso e corri pro veterinario...rs...

      Essa coloração "azulada" durante o tratamento faz parte da cicatrização da lesão e depois desaparece. Segundo a veterinária isso quer dizer que a lesão está cicatrizando.

      Abs,
      Gabi

      Excluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.