12 de agosto de 2011

Banhos de Sol: Importância e Cuidados.


Os frenchies adoram ficar tomando um solzinho. O sol na dose certa e no momento adequado pode  trazer muitas vantagens ao seu bulldog.


O banho de sol estimula o organismo a produzir a vitamina D, indispensável para a fixação e absorção do cálcio e conseqüentemente, para a formação de ossos e dentes fortes.

Os raios solares ajudam o organismo a sintetizar a vitamina D. Essa vitamina desempenha diversas funções corporais, como a atividade imunológica, fortalecimento de ossos, desenvolvimento embrionário, inibidor de câncer, entre outras. Outra fonte de Vitamina D são os alimentos, como, por exemplo, o salmão. Ou seja, além dos banhos de sol, é necessário que o cão também tenha uma alimentação balanceada.

Esta vitamina é absorvida do trato intestinal em associação com as gorduras (lipossolúvel), necessitando da presença de sais biliares para absorção através dos quilomícrons no sistema linfático.

Por isso, é muito importante a exposição do animal a níveis vitamínicos adequados e quantidade de sol adequada durante toda a vida, dando ênfase, principalmente, durante a infância, momento no qual há crescimento ósseo e desenvolvimento dos demais tecidos.

O banho de sol também é muito eficiente como uma forma terapêutica para pele, pois muitas vezes funciona como bactericida. Animais com infecções dermatológicas bacterianas são muitas vezes favorecidos pela exposição solar que em combinação com o tratamento médico auxilia na resolução do problema. 

Fonte: Frenchie friends
Porém é sempre válido buscar orientação veterinária, já que muitas vezes a exposição solar se torna uma contra-indicação de acordo com o momento do tratamento prescrito.

Orientações e cuidados para o banho de sol:
  • Durante o passeio é uma hora oportuna para o banho de sol, sendo que o ideal é passear em momentos não muito quentes do dia, de preferência antes das 10h e depois das 16h;
  • O passeio deve ser feito sem extenuar o animal, mantendo sempre a possibilidade de acesso à água, evitando o risco de hipertermia;
  • Caso o animal não possa passear com frequência, garanta um local que, durante o dia, ele tenha acesso ao sol e também à sombra. 15 a 20 minutos no sol são suficientes para que o banho de sol seja eficiente.
Proteja seu frenchie durante os passeios: 

A proteção contra os raios solares em excesso é muito importante, já que os cães podem apresentar a chamada dermatite solar, que é uma dermatopatia de natureza ambiental que pode acometer cães e gatos, especialmente os de pele branca. 

A dermatite solar nada mais é que uma queimadura solar. Com a exposição contínua aos raios ultravioletas, a dermatite pode evoluir para uma neoplasia, ou seja, um tumor.

Assim, a proteção do seu cão é muito importante. Existem hoje no mercado protetores solares específicos para cães.


Outra opção que pode ser utilizada é o protetor solar para crianças, eles não contém álcool e são mais suaves do que o protetor para adultos.

O protetor é indicado para regiões como focinho, orelhas, abdómen e bolsa escrotal, assim como para animais de pele clara ou despigmentada e com pouco pelo.  Atente-se para a escolha de horários menos quentes, com raios solares mais fracos.

Precaução: Os bulldogs franceses têm grande predisposição à alergias, então converse com seu veterinário antes de passar qualquer coisa neles, e a qualquer sinal de coceira e vermelhidão suspenda o uso e leve-o ao seu veterinário.

Fonte: Two french bulldogs
Outra coisa que pode ser usada são as capinhas (de preferência aquelas que ajudam no resfriamento do cão, como as camisas de refrigeração).


Referências:  

1. Bullblogingles: Importancia dos banhos de sol
2. Desviralata: Dermatite solar em caes e gatos.
3. Canilorigemdofila: Cuidado e saude.
4. Brasilescola.: a vitamina do banho de sol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.