11 de agosto de 2011

Bulldog Francês e o Padrão da Raça.


Os fundamentos necessários para a manutenção de um tipo de cão puro e homogêneo não se encontram no conhecimento do padrão da raça apenas. Mas também no conhecimento das particularidades de movimento e fisiologia que são manifestados na movimentação e em todas as outras características fisiológicas

A este exame chamamos seleção e ao tipo físico de padrão. Todas as raças caninas aperfeiçoadas pelo homem seguem um determinado padrão para o qual destina-se uma função.

Obs: Clique nas imagens para poder ler melhor.

Fonte: Câes & Cia
O Buldogue Francês foi desenvolvido para companhia a partir de tipos menores de buldogues ingleses que chegaram a França no século XIX, e estes foram acasalados com cães da região que lhes passaram as orelhas de morcego, a rusticidade e o espírito caçador, especialmente de ratos.

Antes de optar por um Frenchie, você deve aprender muito, e estar preparado para uma despesa significativa.

A escolha no momento em que se adquire um filhote de Buldogue Francês é fundamental para a continuidade da qualidade da raça. Quando dizem que todo filhote é bonitinho, essa é a mais pura verdade. Não há filhote de raça ou sem raça que não seja encantador. Mas para se ter um bom adulto da raça que se adquire, este tem que estar dentro do Padrão. Um bom criador é aquele cujo único objetivo é melhorar a raça e produzir filhotes de bom temperamento e conformação.

Aparência Geral do Bulldog Francês: tipicamente um molossóide de pequeno porte. Poderoso para seu pequeno talhe, brevilíneo, atarracado em todas as suas proporções, de pêlo raso, de focinho curto e trufa achatada, de orelhas empinadas, com uma cauda naturalmente curta. Seu aspecto é de um animal ativo, inteligente, muito musculoso, de estrutura compacta e sólida ossatura. Expressão alerta, curioso e interessado. 

Fonte: Câes & Cia
Cores:

• Uniformemente colorido fulvo, tigrado ou não, ou com manchas limitadas (Pied);
• Fulvo tigrado ou não, com manchas médias ou predominantes.

Todas as nuanças do fulvo são admitidas, do vermelho ao café com leite. Os exemplares inteiramente brancos são classificados dentro dos fulvos tigrados com manchas brancas predominantes. Desde que um exemplar apresente a trufa muito escura, olhos escuros debruados com pálpebras escuras, alguma despigmentação da face poderá ser excepcionalmente tolerada nos cães muito bons.

Tamanho/Peso:

O peso não deve ser inferior a 8 quilos, nem superior a 14 quilos; para um Buldogue em bom estado, o talhe é proporcional ao peso.


Notas: 
• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal;
• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.


Referências:

1. Câes & Cia 
2. Bulfran 
3. Padrão Oficial CBKC - bulldog francês.

10 comentários:

  1. Olá, tenho um bulldog francês de 7 meses que está pesando pouco mais de 9kg. O que me preocupa é que comparando ele com outros bulldogs franceses que tenho visto, ele parece bem diferente, mais magro, menos musculoso. O que você acha que pode ser?

    Daniel Vergetti.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel,

    Nem todo buldogue tem o mesmo biotipo mesmo. Nem todos estão dentro exatamente do padrão da raça. Seu Buldogue ainda tb é pequeno e não se desenvolveu completamente. Existe a questão genética tb, veja os pais dele como são e faça uma comparação e converse com o criador.

    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  3. Também tenho um bulldog francês e ele parece diferente dos outros, sua cabeça é menor, o focinho menos achatado e parece menos musculoso, ele tem 6 meses e pesa 9kg. Vc tem foto do seu daniel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou conversando com um criador e os filhotes dele também são assim, da pra notar o focinho um pouco mais longo que a maioria, é normal?

      Excluir
    2. O meu filhote de 5 meses também tem esse focinho um pouquinho mai slongo que o padrão e pouco excesso de pele acima do focinho.
      Tive observando nas imagens do google e tem diversos tipos de bulldog franceses... tem um com mascara negra que é bem mais encorpado.

      Excluir
    3. Boa pergunta o meu tbm tem o focinho menos achatado. Sera que isso é normal?

      Excluir
    4. O meu frenchie tbm tem o focinho menos achatado, sera que isso é normal?

      Excluir
  4. O meu também e assim tem um pouco de fucinho

    ResponderExcluir
  5. O meu também e assim tem um pouco de fucinho

    ResponderExcluir
  6. Olá tenho uma Bulldog francês de 7 meses que o focinho não eh tão curto??? Isso eh normal por ela não ser adulta ou quando for adulta o focinho continuará um pouco maior q o normal??

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.