30 de agosto de 2011

Combata as Pulgas de Forma Natural!


As pulgas são ectoparasitas chamados temporários porque vão aos animais somente para alimentação, estando presente maciçamente no ambiente, ou seja, apenas 5% das pulgas estão no animal e 95% estão no ambiente.

E é no ambiente onde as pulgas vão fazer a sua postura dos ovos. Por isso, além do tratamento do animal também deverá ser feito o controle do ambiente.
Os cientistas já identificaram quase 2 mil espécies de pulgas, mas ironicamente, é a Ctenocephalides felis - a pulga de gato - que mais aflige os cães.

A pulga passa por quatro estágios no seu ciclo de vida. Esta sofre uma completa metamorfose a cada estágio. Seu ciclo de vida pode durar de 12 a 174 dias e depende da temperatura ambiente e da umidade.

Fonte:Frontline
Cães com pulgas são um grande problema. As pulgas são sugadoras de sangue e onde você achar uma, pode ter certeza de que achará muito mais. Alguns cães são muito sensíveis à saliva de pulgas: uma única picada pode ser o suficiente para iniciar a Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas (DAPP).

Hoje podemos encontrar inúmeros produtos que prometem acabar com esses parasitas e evitar que novos infestem seu cão. Existem muitas opções como: talcos, pipetas, sprays, coleiras.

No entanto, esses produtos convencionais de controle de pulgas contêm alguns produtos químicos desagradáveis ​​que são prejudiciais para a saúde do seu animal, isso porque eles contêm alguns tipos de pesticidas.

Muitos animais tem tido reações alérgicas às pipetas anti-pulgas. Em 2008, foram registrados, junto à Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA) 44.000 casos de reações alérgicas que variavam de irritações na pele à morte do animal, nos casos mais graves (600 mortes).

Confesso que costumo usar a tal pipeta de uma marca famosa na Alana, mas tenho aos poucos mudado meus hábitos e aderido a algumas formas naurais de combate às pulgas, e, assim, diminuindo o uso dos produtos químicos.

Então, vamos explorar alguns métodos mais naturais de controle de pulgas:

Lembrando que para o controle de pulgas, há duas áreas a abordar:


Primeira: tratar as pulgas adultas que estão no seu cão, que também inclui a redução da produção de ovos.


Segunda: reduzir as várias fases do ciclo de vida da pulga no meio ambiente, tanto na casa como no quintal.

Faça um teste: Experimente colocar uma grande tigela de água quente no meio de uma sala durante a noite. O calor vai atrair pulgas e eles irão pular na água. Veja quantas você pode encontrar.


Formais naturais de combater as pulgas:

Atenção! Muita cautela e cuidado quando decidir passar qualquer coisa no seu cão, principalmente em buldogues franceses que têm a pele sensível e podem ter alergias a muitas coisas. Caso você note a pele avermelhada e muita coceira, suspenda o uso do que você está passando e leve seu cão imediatamente para o veterinário.

Lembrando que quando você for borrifar algo evite a área dos olhos e nariz. Evite passar qualquer produto se o cão apresentar feridas, aranhões ou problemas de pele sem antes consultar seu veterinário.

Alimentação: 

Como sempre, a dieta é o início. A coisa mais importante que você pode fazer é alimentar seu cão com uma dieta que reforce a sua saúde em geral. Cães saudáveis e bem nutridos sofrem menos de pulgas, pois eles são mais capazes de resistir e repelir os ataques delas.


As pulgas preferem cães com imunidade baixa (cães fracos, sub-nutridos).

Você pode incluir uma fatia bem fininha de alho por dia na alimentação do seu bulldog, ou ainda incluir levedo de cerveja (1 colher de chá rasa polvilhada na ração por dia é suficiente);

Luz: 

Uma das "armadilhas" contra as pulgas consiste de uma lâmpada verde de luz fraca e um adesivo por baixo: as pulgas são atraídas pela luz e caem no adesivo, morrendo grudadas. Uma vasilha com água e um pouco de detergente (para fazer a pulga afundar) também funciona no lugar do adesivo. Usar de noite.

Catar as pulgas "sobreviventes" com freqüência;

Oléo de Neem e Citronela:

Preparado contra pulgas e carrapatos para quintal e pisos (não é para ser colocado no animal e sim no ambiente):

- 5 litros de água
- 100 ml de óleo de Neen 
- 50 ml de citronela

Misture os ingredientes e coloque em um borrifador. A mistura pode ser usada dentro de casa e até mesmo no gramado ou plantas.  Espere umas horinhas depois da aplicação, para secar, e depois solte o pet no jardim, como de costume. Não há problema se o animal ingerir o produto, salvo se for uma fêmea grávida, pois o Neem pode ter efeito abortivo.

O Neem (Nim) pode ser comprado em pet shops

Vinagre: 

Misturar 4-6 colheres de chá de vinagre de maça orgânico em 4 litros de água. Dar essa mistura para seus animais de estimação como água de beber apenas. (Durante o inverno, dar-lhes quatro colheres de chá. Durante o verão (estação da pulga) dar-lhes seis colheres de chá);

Roupas e caminhas

Lavar as roupas (cobertor, panos) e a cama de seu cão regularmente (use um ciclo de enxágue com água quente e um pouco de vinagre branco de álcool). Isso remove os ovos de pulgas e larvas.


Quando você lavar algum cobertor dobre os cantos primeiro para evitar dispersão de qualquer inseto / ovos quando pegar o cobertor. Se o seu cão dorme em sua cama, não se esqueça de lavar suas roupas de cama também.

Se você tiver secadora utilize-a no ar quente para secar as roupas.

Entre os banhos:

Penteie seu cachorro com um pente de pulgas para buscar pulgas adultas. Quando você encontrar uma pulga, colocá-la em um copo / taça de água com sabão para matá-la. Você pode também, em vez da agua com sabão, usar álcool para matar pulgas. 


Tapetes e móveis

Devem ser aspirados com freqüência. Concentrar seu esforço em mobiliários, rodapés, frestas do piso e em torno de onde o seu animal de estimação passa a maior parte do tempo. 

O saco do aspirador de pó deve ser colocado ou no freezer ou ao sol por algumas horas para matar as pulgas. Você pode também queimar o saco.

"Chá" de Capim Cidreira:


Coloque um litro de álcool em um recipiente que possa ser fechado e coloque metade dele com erva cidreira fresca (Aquela de folha comprida) e deixe assim por 24 horas.

Depois misture a solução que se criou a 10 litros de água e dez colheres de sopa de sal e coloque em 5 pets de dois litros. Então é só borrifar 2 x por semana na casa toda, ou quintal, de onde podem estar surgindo as pulgas.

Chá de Cravo da India:

Preparar uma infusão e no último enxague do banho, jogue neles. Além de ficar um perfume delicioso, espanta carrapatos e pulgas.

Sabonete Phebo:

Você pode dar banho no seu cão com sabonete Phebo, já que é feito de pétalas de rosas e estas servem como repelente para pulgas.   

No próximo post mais receitas naturais de combate às pulgas!



Fontes:
1. Dra priscila alves: DAPP
2. Caninablog: dicas naturais:proteja sua casa das pulgas e carrapatos
3. Ecobites: natural tips 
4. Blog seattlepi :natural tips to prevent fleas without the use of chemicals
5. Ecolife: natural pet flea control repellent
6. Animalivre
7. Tem cachorro na cozinha: dicas naturais contra pulgas



11 comentários:

  1. Estou sofrendo com esse mal!! As dicas parecem que dao certo mesmo.... vou fazer a dica da para lavar o quintal.... aff!!!!
    Odeio ver meus pimpilhos com essas pragas!!!!
    Adorei o bloguinho!
    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei as receitinhas, mas gostaria de saber se posso usá-las para gatos também?
    Tenho 2 bichanos e estou a 4 meses dando frontline todo mês e drontal a cada 15 dias. Acabo matando os bichanos e as pulgas vão e voltam...
    Obrigada
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Ola Sandra, eu realmente não sei se pode ser usado em gatos, algumas coisas são contra-indicadas para eles, então sugiro que vc pergunte para um veterinário ANTES de aplicar qualquer coisa nele.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    tenho acompanhado seu blog.
    bom vi em postes pela internet a respeito do oleo de neem,
    achei ontem em um pet shop já em burrifador pronto para uso,gostaria de saber se há contra-indicações para bulldog frances com 4 meses(o oleo de neem),esta vindo carrapatos do quintal vizinho,comprei BUTOX para higienizar todo o meu quintal(no momento da pulverização não o deixarei na minha casa )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oriente,

      Cuidado com o Butox, ele é bastante tóxico e o animal não pode entrar em contato com o produto.

      Em relação ao óleo de neem ele é natural e tem baixa toxidade. apresenta efeito residual por 3-7 dias, deve-se aplicá-la 1 vez por semana, tanto no ambiente quanto no animal.

      As aplicações devem ser feitas no final da tarde, pois a atividade da azadiractina pode ser reduzida a aproximadamente 60% após a exposição à luz solar por 4 horas.

      No animal, ele permanece sobre a superfície matando os insetos por contato. Portanto, após o banho deve ser aplicado novamente.
      (mais informações em: www.bichointegral.com.br).

      Em algumas pesquisas o neem pode ter efeitos abortivos, então cuidado com cadelas em risco de procriação.

      Não tem problema passar no seu filhote de 4 meses, mas cuide com a diluição e a quantidade e o tempo entre uma aplicação e outra.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  5. Boa tarde

    De quanto em quanto tempo aplico o óleo de neem no animal? Preciso diluir com água? Aplico no corpo todo?

    ResponderExcluir
  6. Ola, gostaria de saber se pode ser aplicado vinagre de maçã no animal?

    ResponderExcluir
  7. olá, Boa noite.. Gostaria de fazer uma pergunta.. Tenho uma cachorrinha que está com pulga, eu estou tratando, mas pegamos uma cachorra abandonada na rua e ela infestou o quintal..estou preocupada que minha cachorrinha dorme no quaro da minha filha perto das coisas dela, gostaria de saber se corre risco dela colocar ovos na roupa da minha filha, já que a minha cachorrinha dorme perto da comoda dela..Por favor, estou com muitas dúvidas.. limpo o quarto todos os dias e coloquei naftalina embaixo da comoda.. Por favor retire minha dúvida.. obrigada

    ResponderExcluir
  8. olá, boa noite.. Minha cachorrinha está com pulga, pois pegamos uma cachorrinha abandonada na rua que infestou o quintal.. Estou preocupada pois nossa cachorrinha dorme no quarto da minha filha perto da comoda de roupas dela.. Tenho dúvidas quanto algumas coisas, gostaria muito de saber se corre risco da pulga colocar ovos nas roupas da minha filha dentro da comoda? desculpe, mas gostaria mesmo de saber, afinal ficamos preocupados se causa doença...obrigada, agradeço desde já..

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, a gata da minha irmã está com Pulgas e ela está combatendo mais quem está sofrendo é o meu filho de 5 anos que está todo mordido e elê coça e vira feridas ... então gostaria de saber se tem algo que eu possa passar nele para a pulga não morde-lo.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.