22 de agosto de 2011

Escovação dos Pêlos: Higiene e Terapia.


Cães de pêlo curto, como o bulldog francês, soltam muito mais pêlos do que cães de pêlos longos, além disso o pêlo curto pode ser muito mais difícil de limpar no ambiente do que o pêlo longo. Isso porque o pêlo costuma ficar grudado na trama do tecido e é muito mais difícil de ser removido.

Por isso, a escovação é importante porque ajuda a eliminar os pêlos mortos e diminuir aquela pelaria que fica voando pela casa. Ajuda também a proporcionar um momento de muito prazer para o animal e seu dono. 

Fonte: Two french bulldogs
Ela promove um contato mais íntimo, um momento de carinho e atenção que é muito importante para a saúde mental do animal. Durante a escovação você estará acariciando o seu amigo, realizando um hábito higiênico importante, além de proporcionar ativação da circulação periférica e ainda uma massagem muito gostosa.

Na natureza é o cão mais submisso que “paparica” os mais fortes e dominantes, a gente pode usar a escovação com inteligência para passar uma mensagem de que, embora sejamos nós que estamos “paparicando” nossos peludos, temos o controle da situação e somos os líderes da nossa matilha.

No caso dos cães agressivos e muito dominantes a escovação nos ajuda a ter uma postura de maior liderança, sem que haja violência nem uso de força física e psicológica sobre o cão.

Os cães que demonstram comportamento muito ansioso, que se lambem muito, choramingam, latem muito quando ficam sozinhos, ou destroem a casa também vão encontrar enorme alívio no estresse pela separação através da rotina de ser escovado.

Frequência da Escovação:

Para animais de pêlo curto, escovar uma vez por semana é suficiente, porém o contato diário é importante.

A escovação diária ensina o animal a relaxar e se acalmar, ele aprende que recebe carinho em troca de um comportamento mais calmo e isso pode ser muito bom para animais muito agitados.

Que tipo de escova utilizar?

As escovas que podem ser utilizadas no bulldog francês é a rasqueadeira de borracha e a luva massageadora.

A luva além de remover os pêlos mortos é totalmente flexível, perfeita para massagear cães velhinhos que sentem desconforto com a escova, filhotes que ainda ficam muito assustados, cães arredios e agressivos, que não vão aceitar logo de cara uma escova, ou apenas se você quer fazer uma massagem extra no seu cão.

Fonte: Rasqueadeira de borracha e Luva massageadora

 O local para realizar a escovação: 

Escove onde você se sentir mais confortável.

Se você estiver em uma posição confortável e se sentindo relaxado vai se sentir mais calmo e tranqüilo para fazer a escovação no seu peludo e ele poderá sentir isso. 

Cuide se você decidir realizar a escovação em algum lugar alto, segundos de descuido pode ser o início de um grande acidente, assim, sugiro fazer no chão mesmo.

Um lugar calmo e fresquinho da casa é sempre mais legal e se tiver uma tomada para você ligar um sonzinho relaxante tudo fica melhor ainda.

Como Escovar?

Comece escovando no sentido que cresce o pêlo. Depois escove alguns minutos no sentido contrário do pêlo, e mais alguns minutos no sentido dos pêlos novamente. Termine com uma boa massagem usando os seus dedos, e aproveitando para fazer um bom cafuné no coquinho (cabeça) e uma cocadinha no pescoço.

Cuidados:

  • Não comece a escovar pelas patas que são, normalmente, as partes que o cachorro tem mais sensibilidade; 
  • Se o seu bicho é do tipo dominante, dedique mais tempo escovando o dorso (a parte de cima das costas) e só no final dê uma escovadinha no peito e nas laterais do corpo dele;
  • É preciso ter muita paciência, calma e firmeza com os filhotes manhosos, e cães dominantes e hiperativos. Não desista; 
  • Termine a sessão de escovação sempre com bastante carinho e até com um pedacinho de gostosuras caninas ou com brinquedos, se o seu cachorro preferir; 
  • Tem vários cães em casa? Comece a escovação sempre pelo cachorro mais dominante e termine sempre com o mais submisso.
Durante a escovação você pode aproveitar para verificar se o seu bulldog está com pulgas, carrapatos, casquinhas e feridinhas na pele, se tem carocinhos, cortes e arranhões, ou mesmo se tem algum lugar onde a pele está avermelhada ou ‘esquisita”.

Atenção! Caso você encontre alguma alteração leve-o ao veterinário. Se o seu cachorro possui problemas de pele, converse antes com o veterinário para verificar com que freqüência ele pode ser escovado, o tipo de escova que deve ser usada, e tenha cuidado para não compartilhar esta escova com outros cães da casa.

Um cachorro que é escovado com gentileza, e é massageado todos os dias, se sente muito mais apreciado, valorizado e amado por seu dono. Só isso não nos deixa mais dúvidas sobre os benefícios e motivos para se escovar nossos amigões.

Eu tenho certeza que seu Frenchie vai adorar!

Photo by Josh Leahy
Fontes:
1. Bitcao: Por que escovar o seu cao, escrito por: Cláudia Pizzolatto
2. Bbel: escovacao: muito mais do que simplesmente higiene

12 comentários:

  1. Adorei o post!!! Tinha dúvidas quanto a escova correta. Obrigada!! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayri,

    De nada! :)
    Como os Frenchies têm pêlo curto e pele sensível realmente a escova de borracha e as luvas são mais indicadas.
    Por enquanto que vc não pode dar banho ainda vá escovando ele, assim ele já acostuma e também ajuda na higiene.

    beijos,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Não serão publicados comentários que contenham:
    -ofensas ou palavrões
    -comentários que não tenham relacão com o post
    -propagandas.
    - comentários anônimos.

    Querida Anonima, IDENTIFIQUE-SE. Caso contrário, sua mensagem será apagada e não será respondida.

    Fique a vontade para me mandar um e-mail com todas suas dúvidas e alegações sem fundamento, eu terei o maior prazer em respondê-las.

    Discussões SAUDÁVÉIS são sempre bem-vindas, assim como as críticas construtivas.

    Caso queira uma conversa de forma civilizada por favor me mande um e-mail: alana.staff@yahoo.com.br

    Tenho certeza que poderemos conversar amigavelmente (pelo menos da minha parte).

    Abs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Olá Deivid! Muito obrigada por se identificar!

    Me mande e-mail se quiser conversar: alana.staff@yahoo.com.br

    Comentários somente em relação ao post em questão (caso contrário viraria uma confusão), ficarei feliz em poder responder e conversarmos sobre suas dúvidas. :)

    Abs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Excelentes dicas Gabi! Estou apaixonado pelo meu filhote frenchie! Eu ouvi dizer que devemos usar "Bepantol Derma" no focinho deles para evitar ressecamento e rachaduras, isso pode?! Vc já usou no focinho de algum bichinho teu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio,

      Pode passar bepantol para evitar ressecamento sim! Inclusive muita gente prefere o bepantol do que a hipoglos. Eu mesma passo bepantol aqui em casa! ;)

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
  7. Adorei as dicas. Acabamos de comprar uma fêmea e estamos todos apaixonados em casa! preciso achar essa escova com serdas de borracha para a escovação.
    Vc indica banhos 1 vez por semana?
    E lenços humidecidos de bebê, será que posso usar para dar um banho de "gato"?

    ResponderExcluir
  8. Muito boa essa postagem. Amei! Serviu muito. Comprei uma escovinha para iniciar a escovação no meu bebê. Ele tem 3 meses e não deixa eu escová-lo direito pois quer morder a escova, o que faço?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Sou médico veterinário, trabalho com eqüinos, comprei uma buldoguinha e seu blog está me ajudando muito parabéns e obrigado...

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.