24 de agosto de 2011

O Banho do Seu Frenchie.


Depois de ter lido sobre os riscos dos banhos em pet shops acredito que agora quem dará banho no seu Frenchie será você em sua casa, não é?!

Bom... eu ADORO dar banho na Alana. Cuidar do meu jeitinho, tomar todas as precauções, fazer a limpeza correta e o mais importante: Saber que ela está segura!

As pessoas dão mil desculpas para não dar banho nos cães em casa, mas com um bulldog você tem que estar consciente dos riscos dos banhos fora de casa e estar disposto a cuidar dele como ele merece.



Por isso quem cuida da minha buldoguinha sou eu!

Os cuidados com um bulldog francês antes, durante e após o banho têm algumas particularidades que você deve ficar atento.

A saúde da pele e do pêlo do seu Frenchie é muito mais importante do que simplesmente ter uma aparência bonita e lustrosa. A pele e o pêlo do seu cão é uma importante barreira contra agentes agressores externos, ou seja, uma proteção importante.

Uma dieta equilibrada e de qualidade, banhos com produtos próprios para as necessidades dele, a escova correta, e o mais importante no banho dado em casa: carinho, muito carinho que faz o cachorro ficar mais feliz, bonito e saudável.

Então... Como dar um bom banho no seu bulldog francês?

1º Em casa ou pet shop?

Quem dá o banho é você, na sua casa!

2º Freqüência do banho:

O bulldog francês tem pelo curto (fácil de cuidar) e não tem aquele “cheiro de cachorro” normal nos cães... sim! Além de toda a fofura deles eles também são cheirosinhos! Isso é uma grande verdade, ou seja, você não precisa dar banho toda semana neles, aliás, nem é recomendado, já que banhos freqüentes tiram a proteção natural da pele (que é muito importante no bulldog por causa da predisposição aos problemas de pele).

Banhos de 20 em 20 dias ou 1 vez por mês são mais do que necessários.

No espaçamento dos banhos, para auxiliar na higiene, você pode fazer a escovação regular para se livrar dos "pêlos mortos", isso também auxilia na queda de pêlos, pois retira os pêlos mortos, diminuindo a quantidade no ambiente e contribuindo para a saúde da pelagem.

Utilize as escovas de borrachas ou as luvas massageadoras que ajudam a eliminar os pêlos mortos, sem machucar a pele. Aprenda como escová-lo neste post:

Escovação dos Pêlos: Higiene e Terapia.


Uma prática que também deve ser usual e regular, é fazer uma inspeção no seu bulldog (isso também deve ser feito durante o banho), procure qualquer sinal anormal na pele, parasitas, assaduras nas dobras e rabinho, examine as orelhas, os olhos, as patinhas.

3º O que eu preciso para dar o banho no meu Frenchie?

Antes do banho separe todo o material que você irá utilizar:

  • Shampoos e/ou sabonetes;
  • Toalhas (use as de algodão que são mais macias);
  • Algodão ortopédico;
  • Escova de borracha;
  • Secador (muito cuidado durante o uso);
  • Cortador de unhas (só recomendo cortar as unhas se você tiver prática, caso contrário você pode acabar machucando seu cachorro).
Sempre coloque um tapete antiderrapante para seu Frenchie ficar em cima, assim você evita que ele escorregue e se machuque.

4º Que produtos usar?

Como vocês já devem saber o bulldog francês tem a pele sensível, por isso muito cuidado na escolha dos produtos que você passa nele.

Minhas recomendações para o banho são:

  1. Você pode utilizar shampoos específicos para cães com pele sensível, à base de aveia coloidal ou hipoalergênicos;
  2. Outra dica que muitas pessoas utilizam é o sabonete Dove (dê preferência ao sabonete para bebês) que ajuda a manter a pele hidratada e deixa um cheirinho muito gostoso;
  3. A terceira opção que você pode usar é o sabonete Protex, de preferência o de aveia (esta tem sido a minha opção atual, já que além de ser antibacteriano, o protex de aveia ajuda a deixar a pele hidratada também). 
  4. Sabonete granado de glicerina para bebês, muitas pessoas usam e adoram;
Nunca use sabão de côco! Ele tem um PH muito alcalino que faz mal para a pele do seu cão.

Você deve estar se perguntando por que shampoos e sabonetes de aveia?

A aveia é ótima para cães com pele sensível.

A aveia é um super-hidratante, que forma uma fina camada que retém a água fundamental (aquela que é a naturalmente encontrada na superfície da pele), restaurando também a oleosidade não só dos pelos , mas também da pele, proporciona pelos macios e flexíveis e protege e acalma a pele irritada.

Ela atua como hidratante e emoliente. Além disso, sua ação dermoprotetora não provoca alergia na pele do animal.

Atenção! Em casos de tratamentos dermatológicos específicos ou problemas de pele você deve SEMPRE conversar com seu veterinário antes de aplicar QUALQUER produto na pele do seu cão.

Não utilize shampoos com cheiros fortes ou perfumes após o banho!

4º Cuidado com os ouvidos!

Antes de iniciar o banho coloque o algodão ortopédico nos dois ouvidos do seu Frenchie (este tipo é melhor porque não absorve água). E não se esqueça de retirar ao final!

5º Temperatura da água:

De morna a fria, lembre-se do risco de hipertermia que água muito quente pode causar.
No verão: água quase fria ou fria.

6º Como banhar?

Você deve estar pensando: Fácil! Joga água e pronto!

No caso do bulldog francês deve-se ter um cuidado especial com isso. No corpo tudo bem, agora na face, por causa de seu focinho achatado, quando você enxaguar o focinho e a cabeça seu Frenchie pode inalar a água, podendo causar até mesmo asfixia.

Por isso, quando for lavar a cabeça coloque sua mão como um bloqueio para a água não ir direto no nariz, abaixe a cabeça dele para a água escorrer com mais facilidade.

Nesses locais o ideal é que você molhe sua mão, peque um pouco de água e vá retirando os resíduos dos produtos aos poucos, controlando o enxágüe.

7º Dobrinhas:

Com os dedos faça espuma com o produto que você está utilizando e esfregue nas dobrinhas (nada de muita esfregação para não causar irritação), depois enxágüe conforme o item anterior.

8º Rabinho:

Você se esqueceu dele? Poisé... lembra que o bulldog tem o rabinho muito rente às nádegas que pode causar desde assaduras até problemas mais graves?

Então não se esqueça de limpar embaixo dele!

9º Escovação:

Durante o banho você também pode utilizar a escova de borracha para retirada dos pêlos mortos, e aproveite para fazer uma massagem e um agrado no seu buldoguinho.

10º Dentes:

Aproveite durante o banho para escovar os dentes do seu bulldog, aprenda como fazer no post:

Escovação dos Dentes do Seu Bulldog: Quando Começar e Como Fazer.


11º Secando seu Frenchie:

Bom... em relação a usar o secador: Eu utilizo somente após secar bem com a toalha, na temperatura de morna para fria, com uma distância considerável da pele, e somente no corpo e nada na cabeça (utilizo mais para secar bem embaixo do rabinho).

Essa utilização é a ideal, caso contrário, sugiro que utilizem duas toalhas para deixar ele bem sequinho (de algodão, pois são mais macias), assim você não correrá o risco de hipertermia e queimaduras por causa da falta de prática com o secador.

No verão não use o secador, seque apenas bem com a toalha. 

Fonte: The daily walter
Não se esqueça de secar BEM as dobrinhas e embaixo do rabinho (mais uma vez nada de esfregar demais para não causar irritação).

Dobrinhas: algumas pessoas utilizam um tiquinho de talco de bebê no dedo e passam para absorver a umidade, eu só seco bem e verifico depois se está sequinha.

Depois do banho eu passo um pouquinho de creme para assaduras nas dobrinhas (prefiro o bepantol que não é tão grosso e é mais fácil de limpar).

Algumas pessoas preferem só secar bem e não passar nada, eu passo por indicação veterinária e para evitar assaduras (converse com seu Vet sobre quais produtos e se é necessário passar algo).

Rabinho: Seque bem e sempre passe creme para assadura, neste caso a propensão de irritações e feridas nessa área é grande, então depois do banho e depois de secar passe um pouco de hipoglós (neste caso utilizo o hipoglós, pois ele deixa uma camada mais grossa e prefiro para essa região).

Retire o algodão do ouvido (aproveite para secar).

Depois de toda essa limpeza eu tenho certeza que seu bulldog vai sair correndo feliz da vida! A Alana faz isso! E dá uma satisfação enorme!

No final: Sã e salva e feliz! 

Photo by Ninecats

29 comentários:

  1. Ainda não dei o primeiro banho no meu pequeno mais tenho certeza que vai ser um momento muito gostoso para ambos. Adorei todas as dicas, como sempre o post está ótimo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayri,

    Muito obrigada!
    Dar banho neles é muito gostoso mesmo!
    Tenho certeza que vc vai adorar! :)

    Beijos,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriela!
    Tô aqui sempre dando uma lida no seu blog até porque pretendo ter um frenchie agora no fim do ano =]
    Então te pergunto, eu tenho HORROR a algodão (sim, n sei exatamente o porque disso), eu poderia usar outra coisa no ouvida pra tampar?
    2ª - é pra usar shampoo E sabonete? Não pode ser só o sabonete?
    Obrigada e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Nathalia,

    Muito obrigada pelos elogios!

    O algodão deve ser o ortopédico que não absorve água, o algodão branco comum não adianta. Pensei em outras formas de você tampar o ouvido, mas acredito que essa seja mesmo a melhor (uma gaze por exemplo também iria absorver água).
    De qualquer maneira vou pesquisar se existem outras maneiras de tampar o ouvido e retorno a informação.

    Não precisa usar os dois, você escolhe: shampoo ou sabonete. Eu por exemplo já usei o sabonete dove e agora tenho usado o sabonete protex de aveia que também é muito bom.

    Parábens pelo seu frenchie!(adiantado...rs...)

    Beijos,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  5. Olá Nathália,

    A respeito do substituto do algodão eu conversei com uma amiga que é veterinária e segundo ela seria mesmo o algodão para proteção, a gaze por ser muito grossa pode ser que não se acomode bem no ouvido. Mas se você não conseguir usar de jeito nenhum o algodão, evite, durante o banho, jogar água direto na cabeça do seu bulldog. Lave com um pouco de água na sua mão para controlar e não deixar cair no ouvido. Importante secar muito bem depois! Aqui vai a orinetação passada pela veterinária:

    "...o importante mesmo é secar bem depois do banho (com algodão)... Pode usar tbm soluções para a limpeza do ouvido... tem o Aurisept, Triflex, Epiotic, Otodem Auriclean... várias soluções que fazem a limpeza certinha e não deixam o ouvido úmido... Essas soluções podem ser usadas tipo 1 ou 2 vezes por semana... elas controlam o pH e previnem as infecções por fungos ou bactérias...
    É bom não usar cotonetes, apesar de a anatomia do cão ser diferente da nossa, e não existir o risco de perfurar o tímpano, mas o cotonete pode "cutucar" e machucar sem querer mesmo...
    Bom... é colocar o algodãozinho no dedo e aonde o dedo alcançar pode limpar sem medo!!!"

    Espero que ajude!

    Segundo ela se forem usadas outras coisas, que não o algodão, podem acabar irritando ou machucando.

    Você também pode levá-lo no pet shop só para o veterinario limpar as orelhas. As fraldinhas de bebe podem ser utilizadas, mas elas não absorvem tão bem a água como o algodão e o ouvido pode ficar úmido.

    Beijos
    Gabi.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi, adorei seu blog. Acabei de ganhar uma buldoguinha.
    Ele tem 2 meses, eu já posso dar banho?
    Qual a idade ideal?
    E remedio para pulgas? Pode?
    Obrigada
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda!

    Parabens pela sua buldoguinhaa!!! Banho, normalmente, os veterinarios recomendam dar depois de completo o ciclo de vacinas, use por enquanto toalhinhas umedecidas hipoalergenicas e seque com secador morninho.
    Remedio para pulgas é bom vc conversar com seu vet, normalmente não há problemas após 8 semanas de vida.

    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  8. Olá, gabi! Adorei o post.. Pena que só li depois de já ter feito a burrada... :/// dei banho no meu bulldog com sabão de coco, e agora ele está com uma queda horrível de pelos... O que devo fazer????? Deixo ele sem banho e fico escovando ele? Apenas deixo? Dou outro banho com sabonete Dove?? Agradeço qualquer ajuda!! Obrigada desde ja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,

      Não recomendo outro banho. Você precisa levar ele ao veterinario, pois a queda de pelo pode não ter nada a ver com o sabão e ser outra condição de saude que necessita de tratamento específico.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  9. Adorei o post e gostei mais ainda de saber que estava fazendo tudo certo sem nem saber eu também dou banho no meu bebe em casa morro de medo de levar ao banho e tosa só não sabia do sabonete adorei vou experimentar usava um shampoo que por sinal é muito caro e é próprio para a raça mas vou experimentar o sabonete eu passo perfume próprio para cachorro isso é prejudicial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não recomendo o uso de perfumes, os frenchies são muito sensíveis. Os perfumes podem acarretar alergias. :)

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  10. Boa noite Gabi!!! Seu blog é demais e está me ajudando muito.... Estou com a minha irmã canina há 3 meses.... Ela está completando 5 meses!!! Mega gostosa e amada!!! Gabi preciso de ajuda quanto a colocação do algodão nos ouvidos.... Sempre que coloco e ela balança a cabeça e sai.... Não sei se coloco pouco.... Não empurro bem!!!! Enfim please help me!!! Muitooooo obrigada pelas dicas e pelo blog.... Bjinhos meus e lambidas da Jade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,

      Obrigada!!!

      Realmente eles odeiam o algodão, faça uma bolinha gordinha e coloque dentro do ouvido, de modo que depois você consiga puxar tudo de volta. Mas eles são danados e mesmo colocando bem certinho eles conseguem tirar.

      Não sei até que profundidade você está colocando, mas também não deve "espremer" lá no fundo. Qualquer coisa quando você levá-lo ao vet peça para ele lhe mostrar até que ponto você pode colocar. É difícil mostrar, sem você ver certinho, vou tentar colocar na Alana e postar uma foto no facebook.

      Abs,
      gabi.

      Excluir
  11. oii gaby,, gosto muito do se blog parabéns!! ..

    vou ganhar um buldog esse mes mais minha vó não deixa eu crialo dentro de casa posso crialo no quintal?? (a maior parte do quital é coberta com simento ,, e outro pedaçinho e de areiaa ) posso ou não?? me ajuda gaby !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner,

      Eu não aconselho cria-lo no quintal, seria muita judiação com qualquer cão ser colocado longe do convívio com seus donos, neste caso,sinceramente, se não puder prover o cão de todo cuidado e carinho necessário é melhor repensar sua decisão de ter um cão.

      Frenchies são extremamente apegados e dependentes de seus donos, tem saúde mais frágil e exigem alguns cuidados específicos.

      Para qualquer animal de estimação não é digno que compremos ou mesmo adotarmos um cachorro para deixá-lo isolado em um quintal.

      Repense todas as condições que você pode ou não dar ao animal.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  12. Frida te 3 meses e esta com assaduras, ela faz muito pipi, o que devo passar?
    Ela e um old buldog, me auxilie please, so tem um mes que estamos com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesmo ainda não dei banho no Conan, tenho medo de machucá-lo... Olho, focinho... Como devo agir? Grato!!!

      Excluir
    2. Olá Tchlisson,

      Você tem que ter cuidado, calma e paciência. Dificilmente nós que amamos nosso pequenos iremos machucá-los assim. Pense que ele é como um bebê, é só tomar cuidado e ter muito carinho que dará tudo certo! ;)

      Abs,
      Gabi

      Excluir
    3. Olá Old Bulldog,

      Você tem que levá-la ao veterinário!!! Ela pode estar até com uma infecção urinaria, ou outra doença. mas ela tem que ser examinada pessoalmente por um veterinário, além de fazer exames!

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  13. Boa noite, meu caozinho está apresentando problemas de pele, estou tratando no veterinário, alguem pode me dar alguma informação, já tiveram problemas semelhantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Que tipo de problemas ele está apresentando? Existem varias doenças de pele que podem ter sintomas semelhantes e outros bem diferenciados. Dependendo de como ela estiver as vezes é necessario raspados de pele e outros exames pra detectar qual o tipo de problema e sua causa.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  14. Oie gostaria de saber se vcs indicam algum perfume algum produto pra DT cheiro no buldogue após o banho ,algum perfume??? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia,

      Os frenchies são muito sensíveis em relação a pele, então o recomendado é não colocar perfumes após o banho, pois eles podem ocasionar alergias.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  15. Oi Gabi, tudo bem?
    Queria saber se estou fazendo certinho com minha Bulldog. Ela tem 3 meses. Por indicação do veterinário dou banho uma vez por semana. Uso um shampoo pra filhotes neutro e para ensaboa-la uso uma escovinha pra fazer mais espuma. Coloco ela numa banheirinha com água morna. Como ela tem pelo branco, as dobrinhas do rosto estão ficando bem sujinhas, mas como é perto do olho não sei como e se posso limpá-las.
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosa,

      O banho uma vez por semana foi indicação por algum problema de pele? Normalmente cães sadios precisam tomar banho de 20 em 20 dias. Banhos demais podem tirar a proteção natural da pele.
      as dobrinhas eu limpo com um algodão com soro e depois passo uma pomada pra assadura se não tiver com alergia, no meu caso, se a Alana está com alergia passo dai uma pomada com remedio indicada pelo veterinario para ela.

      Uma vez por semana você pode limpar a dobrinha, lembre sempre de deixar bem sequinha. Eu passo um algodão com soro e depois outro algodão seco.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  16. menina Gaby posso dar banho ao meu cãozinho com sabão rosa ? eu não encontro o sabão protex e nem sei onde arranja~lo vivo muito longe de centros comerciais ou outros pode ajudar-me por favor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emilia,

      Qual seria esse sabao rosa? Você pode tentar o shampoo ou sabonete para bebês de qualquer marca. Eu sempre escolho os de glicerina e hipoalergenicos.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  17. Bom dia, gostaria de saber quando posso dar o primeiro banho na minha frenchie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cristine,

      Olá Fernanda!

      Banho, normalmente, os veterinários recomendam dar depois de completo o ciclo de vacinas, use por enquanto toalhinhas umedecidas hipoalergenicas e seque com secador morninho. Tem a opão também que é vendida nas pets que é o banho seco.


      Abs,
      Gabi.

      Excluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.