4 de agosto de 2011

Sarna Demodécica e os Possíveis Tratamentos.


Continuando o post anterior sobre o assunto: Demodicose ou Sarna Demodécica

Para melhor entendimento da doença, antes de ler este post, aconselho antes ler o anterior, que explica sobre a demodicose:  Demodicose ou Sarna Demodécica Canina   


O médico veterinário é a pessoa indicada, ele irá determinar o tratamento mais adequado de acordo com o animal e a evolução da doença.

Por se tratar de uma doença que tem por base alteração genética e que pode ser predisposta por fatores externos como o estresse, o tratamento definitivo pode não ser possível, principalmente na forma generalizada. A forma localizada responde bem ao controle. As opções de tratamento podem ser:

Tratamento tópico: 
  • Pode ser utilizado shampoos apropriados que “preparam” a pele, para em seguida  receber um medicamento que vem na forma líquida (diluído em água em proporções adequadas), e aplicado no corpo do animal ou;
  • Medicamento do tipo “spot-on”  (que contenha princípio ativo que age da Demodicidose), que vem em forma de pipeta e é aplicado no dorso do animal.
Tratamento sistêmico:
  • Medicamento em forma de comprimido, específico para cães ou;
  • Injeções aplicadas pelo Médico Veterinário.
O tratamento para Demodicidose em geral dura, em média, de 2-3 meses, e a freqüência de uso do medicamento varia de acordo com o tratamento prescrito pelo Veterinário. Quando o animal apresenta infecções fúngicas ou bacterianas secundárias, pode ser necessário uso de outros medicamentos concomitantes para acabar com tais infecções. Independente do tratamento prescrito, ele só deve ser parado, após obtenção de 3 raspados de pele negativos.

Importante!
  • Cães com sarna demodécica não devem ser reproduzidos (evitar a disseminação do problema);
  • A castração das fêmeas, que tenham a doença, pode ser indicado, já que o cio e o parto podem ser fatores desencadeantes para o aparecimento do problema;
  • Cães que manifestaram a sarna demodécica quando adultos ou idosos, devem realizar exames mais detalhados, em busca de doenças concomitantes, como neoplasias, doenças imunossupressoras ou  metabólicas.
Atualmente, muitas pessoas têm utilizado também a homeopatia para o tratamento da sarna demodécica com sucesso, além disso a troca da ração pela Alimentação Natural tem auxiliado bastante também. 

 Lembrando que os medicamentos utilizados para o tratamento da Demodicidose, podem apresentar efeitos colaterais, sendo que algumas raças são mais predispostas a tais reações. Portanto o tratamento deve SEMPRE ser prescrito e acompanhado pelo Médico Veterinário.





5 comentários:

  1. Olá Gabi! Acompanho seu blog um pouquinho a cada dia e estou adorando todos os posts. Estou para receber minha buldoguinha daqui uma semana e como nunca tive filhotinho estou procurando me informar ao máximo para proporcionar tudo de melhor a essa coisinha tão fofa q me fará companhia. Obrigada por tudo viu!? Abraço grande. Haaaa, tmb acompanho vc e outros amigos na comunidade do orkut ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Mayri!!

    Muitíssimo obrigada pelos elogios gentis!
    Fico feliz que o blog está te ajudando a conhecer melhor os frenchies!
    Qualquer coisa que vc precisar é só me mandar um e-mail: alana.staff@yahoo.com.br e eu ficarei feliz em poder ajudar!

    Beijoss!
    Quando vc tiver seu filhotinho manda a fotinha dele pra colocarmos no blog!

    Gabi.

    ResponderExcluir
  3. olá..tenho um Maltes que ha algum tempo apresenta sintomas de sarna dermodecica, ele coça demais o ouvido e ha descamação e queda de pelo em todas as patas, ele se coça e se lambe o tempo todo, venho tentado varis tratamentos como otogen, natalene,baytril,meticorten associados a uma coleira anti pulgas ( muito caaara) que tem a finalidade de controlar tb a sarna dermodecica, mas tudo isso tem funcionado como paleativo ja que ha alguns dias estes sintomas voltaram,que tratamento vc me aconselha a fazer, ele tem 1 ano e 10 meses mais ou menos 3 kilos.obrigadaaaaaaa aguardo seu contato.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dani,

    Realmente a sarna demodécica, durante o tratamento, podem ocorrer periodos de melhoras e pioras, a pessoa não pode desanimar.

    Não posso aconselhar qualquer tipo de tratamento específico, pois não sou veterinária, e mesmo um vetrinário deve examinar, pessoalmente, seu animalzinho para determinar o melhor tratamento.

    Já ouvi sobre muitos casos de sarna demodécica tratada com homeopatia e mudanças alimentares.

    A Dra. Carmem Cocca pode te auxiliar com um tratamento mais natural e que tem sido eficaz em muitos casos.

    Contatos dela: Tel:48-32697694 cel:48-99269006 e-mail: homeopatas.vet@gmail.com

    O blog dela é esse, inclusive tem um post sobre demodécica muito interessante com métodos de tratamento:
    http://homeopatas.blogspot.com/search/label/DEMOD%C3%89CICA

    Espero que ajude!

    Boa sorte!

    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  5. Tão triste, pq me venderam uma buldogue frances com essa sarna

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.