15 de setembro de 2011

Cães Braquicefálicos.


O termo braquicefálico significa cabeça curta, e cães dessas raças são facilmente identificadas por causa de seus focinhos achatados e seus olhos proeminentes. Cães braquicefálicos incluem o Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Boston terrier, Pug, dentre outras.

Sua anatomia única os torna suscetíveis a certos problemas graves de que seus proprietários precisam estar cientes.Por isso essas raças de cachorro são tão especiais, e seus proprietários devem ser conscientes dos cuidados que eles exigem. Muita gente compra um cão sem levar em consideração suas particularidades, ou sem se atentar para o real significado de ser realmente um dono responsável.

Os braquicefálicos apresentam as maiores variações estruturais no crescimento da mandíbula e maxila podendo levar a vários graus de maloclusão dentária, dificuldade para se alimentar, desgaste desigual dos dentes e perdas dentárias sendo estas características altamente prevalentes em cães destas raças.

Problemas respiratórios:

Fonte: Guardianpetsitters

Problemas respiratórios são muito comuns em cães braquicefálicos, um deles é a chamada síndrome braquicefálica que inclui: narinas e traquéia estenóticas, palato mole alongado (tecido muito suave na parte posterior da garganta). Isso prejudica gravemente a capacidade respiratória do cão. 



A maioria dos cães braquicéfalos têm problemas respiratórios. Uma coleira de pescoço pode restringir ainda mais as vias aéreas, especialmente quando puxada, portanto, para esses cães a escolha da coleira é fundamental. 

Intolerância ao calor (hipertermia):

Raças braquicefálicas têm dificuldade de se refrescar no calor e umidade, por isso precauções extras deve ser tomadas quando estes cães são ao ar livre durante os meses mais quentes e durante passeios.

Saiba mais sobre o risco de hipertermia no post: Verão... calor... e o bulldog frances

Problemas cardíacos:

A obstrução crônica das vias aéreas pode levar a doenças cardíacas. Alargamento do músculo cardíaco é comum. Medidas para corrigir a obstrução das vias aéreas, incluindo cirurgia e perda de peso, pode retardar significativamente a progressão da insuficiência cardíaca. 

Problemas oculares:

Outros problemas associados aos cachorros braquicefálicos envolvem os olhos. Os olhos proeminentes são mais suscetíveis a lesões, e a maioria destes cães têm a produção de lágrimas reduzida ou uma incapacidade para manter a lubrificação no olho. 

Umidade persistente da pele ao redor dos olhos significa que as lágrimas estão fluindo fora do globo do olho em um ritmo acelerado. Ceratoconjuntivite seca ou “olho seco” é muito comum em raças braquicefálicas. Assim como úlceras de córneas e “cherry eye” (prolapso da terceira pálpebra).

Úlcera de córnea - Fonte: Gemabalbas

O soquete do olho em si é muito raso nesses cães, e é possível que ocorra prolapso de todo o globulo ocular. Isso vai exigir cirurgia de emergência para preservar o olho e restaurar a visão. 

Problemas de pele:

Podem ter infecções e assaduras nas rugas da face. São particularmente propensos a alergias e têm a pele sensível.

Problemas dentários:

Cães braquicefálicos têm 42 dentes normais, mas em uma boca muito menor do que outras raças. Essa superlotação torna-os mais propensos a doença periodontal (dos dentes e gengivas). Restos de comida ficam presos com mais facilidade, o que pode levar a infecções. 

Photo by Fallsvetclinic
Rotina de escovação, exames odontológicos freqüentes são especialmente importantes para estes cães, já que você      quer evitar o risco de tratamentos odontológicos com anestesia geral (cães braquicefálicos correm mais risco durante processos anestésicos do que outros cães), então melhor prevenir do que remediar.

Se você estiver disposto, tiver condições financeiras, tempo e consciência dos cuidados e necessidades de um cãozinho braquicefálico tenho certeza que ele lhe trará muitas felicidades e uma vida cheia de amor de emoções. :)


Fontes:
4. Usp

3 comentários:

  1. Gabi

    Esses cachorros precisam de cuidados especiais mesmo, precisamos ficar atentos... suas dicas são otimas...

    Bjos, Denise

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise!

    Brigada! Acho que é por isso que esses cachorrinhos são tão especiais né?! Além de serem umas gracinha! rs...

    Beijocas,
    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de saber se a raça Híbrida Malshi é Braquicefálico. Ele é o resultado do cruzo de Maltês com Shi-Tzu. Obrigado!!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.