27 de setembro de 2011

Hérnia Umbilical em Cães.


A hérnia umbilical é uma protrusão de vísceras da cavidade abdominal para o interior de um saco (cavidade neoformada), a partir do orifício umbilical.

Uma hérnia umbilical fica localizada no local onde estava o cordão umbilical, no qual havia a abertura por onde os vasos sanguíneos e outras estruturas pré-natais passavam antes do nascimento.

Fonte:allthingsfrenchie
Depois que o cordão umbilical é cortado no nascimento a abertura rapidamente se fecha. Ocasionalmente, no entanto, há casos onde essa abertura não se fecha completamente, resultando em uma evaginação (saída de um órgão de sua bainha ou de seu ambiente natural) da pele

É um problema comumente visto em bebês braquicefálicos (bulldogs, pugs, shih-tzus), já que apresentam uma pressão intrabdominal maior que outras raças pela maior dificuldade em expirar.

Alguns cães machos com hérnia umbilical também podem ter a anormalidade concomitante de um testículo retido, referida como criptorquidia.

Causas:

A causa exata de uma hérnia umbilical é desconhecida, embora a maioria normalmente seja herdada. Algumas raças são mais predispostas a hérnia umbilical, incluindo o Pequinês e o basenji.

Ela também pode ser adquirida ou congênita:

Adquirida: podem ocorrer por meio de tração excessiva do cordão na hora do parto ou quando há a secção do cordão umbilical muito próximo à parede abdominal. Tornam-se visíveis em cães adultos devido ao aumento da pressão no abdome como resultado de obesidade

Congênita: Acontece quando há a persistência de víscera abdominal no orifício umbilical devido a um defeito na formação da linha alba e imperfeição no fechamento do anel umbilical.

Sinais:

Uma hérnia umbilical em um cão normalmente irá ser bastante óbvia, o estômago parece ter um nódulo gelatinoso significativo no local do cordão umbilical. Em alguns casos a hérnia vai começar pequena e poderá crescer até que tenha que ser cuidada medicamente.
 
Diagnóstico:
O diagnóstico definitivo de uma hérnia umbilical é pelo exame físico. Ocasionalmente, radiografias com material de contraste podem ser usadas para diagnosticar uma hérnia estrangulada.
A ultra-sonografia abdominal também pode ser utilizada para determinar o tamanho e o conteúdo da hérnia em alguns casos.

Tratamento:
Animais com hérnia pequenas podem não ter nenhum problema durante suas vidas inteiras. Porém, todo o cão com uma hérnia, seja ela pequena ou não, deve ser examinado por um veterinário

O fechamento espontâneo de uma hérnia umbilical pequena pode ocorrer em cães até os seis meses de idade.Hérnias maiores geralmente requerem uma reparação cirúrgica. Os veterinários normalmente realizam esse procedimento no momento da castração ou esterilização. 

O perigo maior de uma hérnia é o encarceramento potencial dos intestinos através desta abertura, pois isso pode interferir no suprimento de sangue para o intestino que está preso, ficando a passagem do alimento bloqueada. Além disso, o tecido que fica estrangulado não recebe suprimento adequado de sangue e pode morrer, liberando toxinas que podem matar o animal. 

Fonte: peteducation

Uma vez que os vasos sanguíneos são afetados os sinais clínicos mudam drasticamente. A área afetada vai ficar inchada e dolorida.Sem oxigênio e nutrientes adequados, os tecidos intestinais inicialmente desenvolvem cãibras. E se o fluxo de sangue é completamente perdido a morte celular ocorre. A dor torna-se tão grave que o animal provavelmente irá desenvolver febre e tornar-se letárgicos. 

Os sinais de estrangulamento intestinal são:
  • Hérnias dolorosas e quentes ao toque; 
  • Vômitos: isso ocorre porque as chamadas ondas de contrações (movimentos peristálticos) que impulsionam o conteúdo alimentar ao longo do comprimento do intestino pode, quando uma obstrução for encontrada, invertem sua direção e moverem para trás o alimento através do trato digestivo inteiro, resultando em vômitos;
  • Desconforto abdominal ou dor; 
  • Anorexia: Após os vômitos e desconforto e dor, o animal se recusa a comer. Eles ainda podem beber água, porque os líquidos poderiam ser capazes de passar através da seção restrita do intestino ou ser absorvido antes desse ponto; 
  • Depressão.
Neste caso, o animal deve ser levado imediatamente ao veterinário. Por isso a importância de qualquer hérnia umbilical ser examinada precocemente.

Durante o exame o veterinário deve definir a necessidade de urgência ou não na cirurgia, caso ocorra muita dificuldade ou impossibilidade na redução da hérnia (manobra que permite recolocação das vísceras/tecidos ao abdômen) a realização do procedimento cirúrgico deve ser feita o quanto antes. 

Caso as vísceras retornem ao interior do abdômen facilmente, sem sinais de comprometimento local, a cirurgia pode ser programada com mais tranqüilamente.

Reparação de um hérnia umbilical que rompeu. Fonte: bullmarketfrogs
Os cuidados em casa após a cirurgia são muito importantes. Os proprietários devem verificar regularmente a incisão do cão a procura de possíveis problemas como inchaços, vermelhidão ou ruptura da sutura. 

Este tipo de cirurgia só pode ser feito sob anestesia geral e a maioria dos cães vai se recuperar muito bem, geralmente, sem quaisquer efeitos colaterais ou problemas de hérnia futuro.
 
Cuidado: Cães que possuem hérnias hereditáriass não devem ser utilizados para reprodução.



Fontes:
1.dogsvictoria: hernias
2.Arthurveterinaryclinic: umbilical hernias in puppies
3.Associatedcontent: overview_of_umbilical_hernias_in_dogs
4.Scielo
5. Uniube: hernia_umbilical
6. Lowchensaustralia: umbhernia
7. Petplace: umbilical-hernia-in-dogs
8. Hérnia umbilical em Dogs - VetInfo
9. Bullblogingles: hernia-umbilical

21 comentários:

  1. O post. me ajudou muito!!Agora sei o que minha cadela tem!Estava querendo saber o que era isso desde quando a hérnia umbilical começou a aparecer...você tirou muitas dúvidas minhas :)
    Agora só falta procurar um veterinário por onde moro.
    Novamente agradeço!

    ResponderExcluir
  2. TUDO BEM? GOSTARIA DE SABER, SE UMA CACHORRA COM HERNIA PODE PEGAR CRIA? A RISCOS? OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Não é aconselhado que fêmeas que apresentem hérnia umbilical emprenhem antes de resolverem o problema. Isso porque pode ocorrer a ampliação da hérnia durante a gestação e risco de comprometimento dos bebês e da mãe.

      Excluir

    2. Não é aconselhado que fêmeas que apresentem hérnia umbilical emprenhem antes de resolverem o problema. Isso porque pode ocorrer a ampliação da hérnia durante a gestação e risco de comprometimento dos bebês e da mãe.

      Excluir
  3. Qual a diferença entre a hérnia grande e pequena ? Como saber se é grande ou pequena ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde minha cachorrinha ta com uma henia unbilical ta inchada e dolorida o que fazer pra desichar pois o veterinario e muito longe e n tenho acesso no final de semana

      Excluir
  4. Murilo e John,

    Não sou veterinária e o blog serve como instrumento de informação e não consultas. Seus cães DEVEM ser examinados pessoalmente por um veterinário. Com o exame certo ele poderá dar a melhor indicação para vcs sobre o que devem ou não fazer.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a pele da minha cachorrinha rompeu após a cirurgia e ta inchado, resolve se colocar uma faixa e deixar em repouso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,

      Se aconteceu alguma complicação pós operatória você DEVE levar sua cachorrinha ao veterinário que fez a cirurgia dela o quanto antes.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
    2. Obrigada! Vc esclareceu as minhas dúvidas...

      Excluir
    3. Olá Ana,

      De nada!

      Lembrando que não sou veterinária, e mesmo que fosse não poderia passar nenhum tratamento especifico sem antes examinar, pessoalmente, o cão.

      Não tem como saber que tipo de rompimento e que tipo de complicação ocorreu nesse caso, nem que tipo de cirurgia foi realmente feita.

      Nesse caso só um veterinario pode examinar o cão e dizer o que pode ser feito para evitar mais complicações.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  6. Olá ,meu Pinscher apareceu uma hérnia,um dos testiculos não saiu,e agora ta enorme,a veterinária não me garante a cirurgia q ele sobreviva,faço ou não essa cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleume,

      No caso de risco assim, você vai ter que conversar com a veterinária que lhe passou essa informação e ver com ela se o "custoxbeneficio" vale. Se o risco da cirurgia compensar o risco que a hernia pode causar ao seu cão você deveria fazer. Converse também se existem outros métodos de tratamentos, ou se a retirada é realmente necessária.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  7. Obrigado agora eu sei q minha cachorinha tem agora eu vou leva ela por veterinario ....

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Minha cachorra teve filhotes, e dois dos oito vieram com a hérnia, e um dos dois, e bem magrinho e pequenininho mas mama normal e não vomita, devo me preocupar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloise,

      Seria bom que eles fossem examinados por um veterinário, até pra ver o estado geral de saúde deles. Eles terão que tomar vacinas, vermífugos, então o veterinário terá que examinar eles de qualquer forma.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  9. Oi, minha cadela tinha hernia e agora sumiu....só que esta saindo um liquido branco das tetinhas dela ela lambe muito, e teve febre tbm...oque pode ser??

    ResponderExcluir
  10. Bom dia !minha cadela tinha hernia só que agora sumiu e ta saindo um liquido branco das tetinhas dela que ela lambe toda hora...e tbm teve febre, oque pode ser?? Me ajudem...

    ResponderExcluir
  11. Minha cadelinha ta com herniaa quando comprei ela ja tinha,ela ja teve filhotes antes deu comprar,tem perigo se eka engravidar de novo

    ResponderExcluir
  12. Quando eu comprei minha Shitzu a criadora ñ me falou da hérnia e nem eu percebi, passou uns meses meu marido percebeu então eu levei ela la elas me enformou q era hérnia e era normal q provavelmete com 6 meses possa sair eu toco aperto um pouko ela ñ reclama,fui ao veterinario ele faloy q possa ser q saia talvez caso ao contrario quando ela fika prenha eu posso fzer uma cesária tirar os filhotes e a hérnia ou eu posso tirar agora custa 500 reais ou fasso a cesária 600.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.