7 de setembro de 2011

Qual a "Coleira Ideal" Para o meu Bulldog Francês?


Muitas pessoas estão a procura da "coleira ideal" para o seu bulldog francês. Algumas pessoas dizem que não existe coleira ideal. Bom... na verdade eu não usaria o termo "ideal" e sim a mais adequada, e essa existe sim!

Concordo que um cachorro adestrado é capaz de usar qualquer tipo de coleira, mas isso não quer dizer que ele possa usar qualquer uma. Pelo menos é a minha opnião.

Claro que se o seu Frenchie é super treinado, durante o passeio anda certinho e não se distrai com nada na rua a ponto de dar algum puxão, nem que seja leve, na coleira você pode usar peitorais ou enforcadores. Mas como eu sei bem que essa não é a realidade da maioria eu prefiro usar outro tipo de coleira.

Por isso sou a favor de escolher a coleira que mais se adapta as necessidades e principalmente a anatomia do seu cachorro, ou seja, a mais adequada para o seu bulldog francês.

Fonte: Squidoo


Por exemplo: seu Frenchie não tem condições anatômicas de usar  a coleira Gentle Leader. Ela é uma coleira muito boa... concordo, mas para cães que tenham focinho né?! Como você vai colocar no seu bulldog se não tem onde apoiar a coleira? Eu não consigo nem apoiar meu dedo indicador (que é mais ou menos a largura da faixa da coleira) em cima do nariz da Alana (um teste que eu fiz...rs...)

 
A escolha da coleira é muito importante, sendo seu cão adestrado ou não. Não é qualquer coleira que vai funcionar para o bulldog.

Primeiro: peitorais normais estimulam o cão a puxar (se seu cão for adestrado você pode até usar);

Segundo: Enforcadores e coleiras de pescoço podem pressionam a traquéia do cão, por isso evito o uso em cães braquicefálicos, já que são propensos a tantos problemas respiratórios e engasgos frequentes (neste caso, mesmo  que o cão seja adestrado, eu prefiro não usar. Até mesmo porque qualquer tração, nem que seja pouca, pode ocasionar episódios de problemas respiratórios como engasgos e tosses).

Quantas vezes já vi pessoas com enforcadores em seus bulldogs e o cachorro chegava a vomitar? E isso que muitos deles nem estavam puxando, um puxão leve para muitos era suficiente para desencadear um episódio de desconforto respiratório.

Claro que um adestramento sobre a forma correta de passear com seu cão e ensiná-lo a andar do seu lado e na coleira é importante também!

Por isso recomendo a leitura do post:  A hora do passeio: a forma correta de passear com seu cão.

Então... qual seria a coleira mais adequada para o meu bulldog francês?

A coleira Easy Walk eu diria.

Que fique claro que, apesar de parecer uma super propaganda, não é essa a minha intenção. E sim, depois de testar vários tipos de coleira com a minha buldogue, dar a minha opnião e uma sugestão da que mais se adapta ao estilo "Frenchie". Aliás, muitos donos de bulldogs franceses já me relataram que essa coleira realmente foi a mais adequada ao seu bulldog. 

Por que a Easy Walk é boa para o meu Frenchie?

A.  Protege o pescoço do seu cão: Colocar a coleira no peito também evita pressão sobre a garganta do seu cão e pescoço, o que é especialmente importante para raças braquicefálicas que podem ser suscetíveis a danos traqueais.

B. A tira que passa na parte da frente impede o cão de puxar, apertando um pouco sobre o peito e omoplatas. A pressão suave dirige o seu cão para o lado, redirecionando sua atenção de volta para você. O peitoral Easy Walk  não provoca tosse, engasgos ou sufocação, pois a cinta fica embaixo do esterno, não na área delicada da traqueia.

C. Os buldogues são pequenos, mas são fortes, e muitos deles tendem a puxar durante o passeio. Com esse tipo de coleira fica mais fácil controlá-lo durante o passeio.


Características:
  • A guia, ao invés de ser presa nas costas do cão, é presa logo acima do osso do peito do seu amigão. No caso dele tentar puxar, fazendo força para frente, a guia irá, naturalmente e de forma delicada, virá-lo para você, interrompendo a marcha;

    Caminhada f?cil gerenciamento arn?s para c?es que puxar a cinta
  • A Tira do Peito conta ainda com uma Alça de Controle igual aos usados nos meio enforcadores de nylon, que evita que a tira gire ou saia da posição tornando assim o ajuste mais seguro e confortável;
  • Os cintos dorsais e da frente são da mesma cor, enquanto a cinta de peito é uma cor diferente para facilmente identificar, fazendo sua colocação simples e intuitiva;
  • O equipamento é totalmente ajustável para se adaptar perfeitamente ao corpo do animal. Fecha-se com duas fivelas de clique que se encontram na fita dorsal e peitoral. Todos os anéis são muito resistentes e metal;
  • É ideal para quem não se adapta ao uso da Coleira Gentle Leader, ou para cães com focinho muito curto.

Como colocar a coleira?


  1. Abra o clique de um bracelete de peito (de cor diferente). Mova a cabeça do cão, o anel criado pela banda dorsal e a frente, deixando a cinta frontal (contém inserir asa) suportada abaixo do pescoço;
  2. Ajuste a cinta dorsal, forma o anel de conexão lateral é logo acima e atrás da escápula;
  3. Aperte o tórax de cinto para obter um ajuste confortável. Ajustamento desta fita é essencial porque ele atua como um anel de âncora para manter o equipamento no local.
  4. Ajuste a cinta frontal deixando abaixo da garganta. O anel de engate deve ser centralizado;
  5. Depois de ajustado a  peça de peito deve ser vertical e a parte da frente deve ser horizontal;
  6. Feche a bracelete do anel e você está pronto para ir para uma caminhada de seu animal de estimação.
Esses vídeos também mostram como colocar a coleira:







Como medir o tamanho da coleira para o meu cão?


Com uma fita métrica você mede o tórax do seu cão, logo trás
 das patas dianteiras.
  
ESCOLHA DO TAMANHO:
TAMANHO
Medida
do Torax
Largura
do nylon
Pequeno38 a 50cm1,3cm
Médio50 a 71cm1,9cm
Grande66 a 91cm2,5cm





Assista também este vídeo que ensina como passear com seu cão utilizando a Easy Walk:


Recomendações para o uso:


  1. Não use este tipo de equipamento com guias retráteis. Este tipo de guia recompensa o cão toda vez que você deixa ele solto para mover-se à vontade. É um tanto contraditório você usar uma coleira para o controle do cão e ao mesmo tempo uma guia que permita que ele faça o que quiser;
  2. Este equipamento foi concebido para andar com segurança com seu cão. Se você quiser fazer corrida com seu cão, você deve ter em mente que, neste caso, podem acontecer acidentes, por isso você deve monitorar o conforto do seu animal de estimação em todas as vezes;
  3. Verifique regularmente o ajustamento do feixe, especialmente em cães em crescimento. Verifique se o equipamento não está prejudicado, mordido ou desgastado. Não deixe o equipamento sem manutenção.
Uma desvantagem: A coleira é relativamente nova no Brasil, nem todos os lugares vendem (normalmente na internet você encontra com mais facilidade, acesse o site da Bitcão para dar uma olhada, no mercado livre também já vi que tem para vender), além disso o preço é um pouco salgado. Mas acho que vale a pena pelo bem-estar do seu buldoguinho.



Fonte: 
1. Tiendanimal
2. Petexpertise
3. Bitcao
4. Gentleleader

6 comentários:

  1. Gabi qual a que vc usa na Alana? A média?

    ResponderExcluir
  2. Oi Natalia!

    Isso mesmo, eu uso a média na Alana, mas vc tem que medir o torax para ver qual o tamanho especifico para seu cachorro.

    Abs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Tenha um buldog francês e comprei a easy walk mas toda vez que saio com ele machuca, ou seja assada tudo em baixo da pata tem alguma dica? obrigada Thais

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei mas assa todo ele machuca muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais,

      A Coleira tem que ser do tamanho correto e ficar bem ajustada, pois senão qualquer coleira pode machucar. Veja se não está muito apertada em algum ponto. No inicio também demorei para aprender a ajustar a coleira na Alana, mas durante os passeios eu ia verificando onde tinham que ser feitos ajustes. O thor a coleira era pequena pra ele e tb acabou machucando, então comprei a maior e ajustei e não deu mais problemas.
      Outra coisa é o fato do cão puxar demais, ela auxilia nesta questão, mas se ele estiver puxando demais e toda hora dê uma parada tente acalmar ele, em vez de ficar puxando cada vez mais a coleira tentando fazer ele parar. Eles são teimosos, então nós temos que ter paciência, até mesmo para eles acostumarem com a coleira, já que ela é diferente.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  5. Um exotic bully ou american bully exótico é um cão diferente, sem padrões específicos, que começou a ser produzido no final do ano de 2007 nos Estados Unidos e rapidamente foi se espalhando pelo mundo. micro bully

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.