26 de setembro de 2011

Quero Um Bulldog Francês... Será Possível?


Eu fico procurando e pensando em postagens legais e que realmente ajudem as pessoas. Coisas que vocês gostariam de saber e têm dúvidas.

Então olhando meu e-mail esse final de semana percebi que algumas dúvidas que vocês me mandam são muito interessantes e as respostas podem ajudar outras pessoas, por isso vou compartilhar algumas respostas com vocês, claro sem divulgar nomes (por ética pessoal minha acho isso conveniente).


Bom... espero que ajude alguém também que talvez tenha a (s) mesma (s) dúvida (s). As minhas respostas estão logo abaixo da pergunta para facilitar a leitura e compreensão.

(As fotinhas fui eu que coloquei agora, não veio no e-mail ).

E-mail:


Conheci seu blog por meio de seu perfil no orkut. Tenho acompanhado algumas discussões na comunidade "Maluco por meu bulldog francês",

Bom, sem mais delongas gostaria de lhe passar uma lista de dúvidas que tenho para que vc, por gentileza, me esclareça ou, pelo menos, dê sua opinião:

1. Quais vacinas terei de dar ao meu filhote? Por quanto tempo? Qual o valor?

R: Quando filhote o esquema de vacinaçao é o seguinte:

vacinas - múltipla (V8, V10 ou similar), tosse dos canis, anti-rábica e giardíase
- 45 a 60 dias:
1a. dose vacina múltipla*
1a. dose vacina contra Giardia
vacina contra a Tosse dos canis (essa vai da indicação do seu veterinário, até hoje não dei essa vacina na Alana e ela nunca teve problemas)
- 21 dias após a 1a. dose: 2a. dose vacina múltipla
2a. dose vacina contra Giardia
- 21 dias após a 2a. dose: 3a. dose vacina múltipla
- a partir de 4 meses de idade: anti-rábica
Este quadro mostra todas as vacinas disponíveis no mercado. Cabe ao veterinário decidir o melhor esquema para cada animal.
 

Fonte:boapracachorro
As vacinas custam em média 50 reais cada, mas isso pode variar de acordo com o Estado e o veterinario. É necessário um reforço anual de todas elas.

Caso você more em local com alto risco de 
leishmaniose (calazar) comum, é de suma importância a aplicação de vacina contra esta zoonose, mas antes, o animal deve passar por exame clínico para saber se já tem a doença.


2. Vi na comunidade que os BFs enjoam da ração... Isto é normal mesmo? Terei de trocar de marca de quanto em quanto tempo?

R: Os Bulldogs franceses são sim enjoadinhos com comida, principalmente com raçao. Mas não posso lhe dizer certamente de quanto em quanto tempo você terá que trocar de ração, até porque ele pode sim se adaptar a uma ração e vc não precisará trocar, ou demorar um bom tempo até que ele enjoe.

3. Qual o espaço necessário para manter o filhote nos primeiros meses?? Como delimitar esse espaço sem ser através de grades que são vendidas por aí? (moro em apartamento tamanho médio com meus pais)

R: Em relaçao a delimitaçao de espaço: Ele terá que ter uma cama ou almofada para dormir e descansar, pois os filhotes dormem bastante e não devem ser incomodados. Você pode acostumá-lo desde cedo a dormir na caixa de transporte (caso você opte por ela), mas você terá que respeitar o limite de tempo que ele poderá ficar trancado. A conta é: idade+1=numero de horas que podera ficar na caixa. por exemplo: se ele tiver 2 meses é: 2+1=3 horas no maximo ele pode ficar trancado, caes com verminoses e diarreias nao devem ficar trancados pois podem nao conseguir controlar as necessidades.

Acho que a melhor forma de delimitar seria sim com uma gradezinha, até porque se você não colocar algum empecilho ele irá passar e andar pela casa (mas nao deixe ele trancado sempre).
Restrinja o acesso do cão a toda a casa. Vá liberando aos poucos, conforme o cão for aprendendo através do portão. Uma coisa é o cão ir até o banheiro saindo de uma distância de cinco metros; outra é saindo de dez ou mais. A distância que o cão percorre até o banheiro é uma dificuldade para ele. Então o correto é ir dificultando aos poucos... 
Fonte: bichosmimos
O filhote não sabe distinguir o local certo ou errado para fazer as suas necessidades. Quando ele sente que precisa fazer, é natural que seja onde está. Cabe a você ensinar qual é o lugar certo e recompensar quando ele acerta. 
Para que o cãozinho entenda que aquele espaço pertence a ele é preciso que o dono tenha um tempinho para adaptá-lo. Se você interagir com ele sempre no mesmo espaço ele vai entender que ali é o espaço dele.


Mas lembre-se: Bulldogs franceces são cães de companhia, e o pior pesadelo deles é a solidão, eles foram feitos para viver juntamente com você, então não o deixe isolado nunca!

4. Qual a distância mínima entre o local de refeição e o banheiro do cachorro?

R: A comida deve ficar longe, no minimo, 3 metros do local das necessidades.

5. Qual a frequência de banhos necessários? Uma vez por semana? Uma vez por mês?

R: O ideal é banhos 1x por mês, os Frechies não costumam ter muito cheiro de cachorro e banhos frequentes podem tirar a proteção natural.


6. Solta muito pêlo? Destroi muito as coisas?

R: Cães de pêlo curto sempre costumam soltar mais pêlos que os cães de pêlo longo. Os bulldogs soltam bastante pêlo sim (existem vitaminas que você poderá dar de acordo com a prescriçao veterinaria para diminuir a queda, alimentação também ajuda).

Todo filhote rói as coisas, é mais que normal, compre bastante ossinhos e brinquedos, e use sprays de "não pode" nos móveis para evitar que eles roam.


7. Sou advogado, mas ainda sou jovem, tenho um ano e meio de exercício da profissão, por isso ainda não tenho uma renda muito grande. Quanto é o custo médio mensal para se cuidar de um BF? Será que com algo em torno de 70 reais por mês eu consigo tratar bem dele? (fiz essa pergunta à 18 donos de canis por e-mail, até agora 5 me responderam: 1 disse não ser possível, 1 não soube dizer, dois falaram que com esse valor é possível cuidar bem de um cão, e o último me falou que o gasto seria em torno de 100 reais/mês).
Minha preocupação é em relação a eu poder cuidar bem... Sem dúvida se eu tivesse condições gastaria 1000 reais por mês, mas não é a minha situação atual.

R: . O custo varia bastante para se ter um Bulldog Francês. Quando filhote você vai gastar muito mais, e quando adultos menos. 
Fonte: omeucao


Por exemplo: uma ração boa custa em média 140 reais um saco de 15 kg (que deve durar, para um cão adulto, que come 2x por dia em torno de 1 mes e meio a 2 meses), vacinação depois de adulto é só o reforço anual. 

Mas você sempre deverá ter um dinheiro extra para caso precise de veterinário e medicamentos, coleiras, brinquedos, petiscos, enfim... Acredito num gasto de 100 a 150 reais por mês. Mas isso pode ser variável e em um mês você gastar 70 reais, no outro 100, no outro 200. Isso vai depender, vai que seu Frenchie fica doente e precisa de uma cirurgia! Você sempre terá que ter um dinheiro de reserva.

A verdade é que você tem sim que ter disponibilidade financeira para dispor ao cão todos os cuidados necessários.


Uma informação a mais que colocarei agora: De uma maneira geral, as despesas com um cão podem ser organizadas da seguinte forma: Cerca de 74% dos gastos com alimentação; 13% dos gastos com serviços; 8% gastos com medicamentos, higiene e beleza e 5% gastos com acessórios. Fonte: omeucao

Espero ter conseguido tirar algumas de suas dúvidas.

Abs,
Gabi e Alana.
http://labellealana.com

13 comentários:

  1. Oi Gabi,
    estou adorando seu blog. Parabéns!!
    Acabei de comprar meu BF e estou apaixonada.
    Vejo que vc fala por experiência e não copiando de outros blogs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Van!

    Obrigada pelos elogios!
    Todo mundo se apaixona por esses orelhudinhos né?

    bjs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu gostaria de deixar uma impressão minha que não encontrei quando pesquisava sobre a raça.

    Tenho um pequeno orelhudinho de 4 meses, de fato ele é lindooooo de morrer, sou completamente apaixonada por ele e não imagino mais minha vida sem ele!rsrs

    A questão que, de fato me surpreendeu, é que vi em muitos blogs que é normal que o cão fique muitas hrs vendo TV com o dono e isso era exatamente o que eu queria, uma companhia, entretanto, o meu pequeno ou está dormindo (quase nunca no colo, pq é muito calorento!) ou, quando acordado, quer brincar o tempo inteirinho que Deus deu, e quando não quer correr e pegar brinquedos, ele morde, morde e morde muuuuito! ele quer comer tudo, a casa inteira se deixar! às vezes machuca, mas a gente vai educando aos poucos. ele sabe que não pode, mas às vezes faz de teimosia...sim, eles são muuuuito teimosos!rs

    Sinceramente, não era esse o perfil que eu esperava, eu buscava uma raça um pouco menos ativa. Hoje eu já me rendi aos encantos do meu parrudinho e rio o tempo inteiro das trapalhadas deles, caras e bocas, já não me imagino sem ele, mas se alguém tivesse me avisado antes, eu teria considerado outras raças!

    Obs> Hoje eu aaaamoooo o meu pequeno ta gente?rs

    ResponderExcluir
  4. Oi Pam,

    Sei bem como é!Essa raça, apesar das limitações físicas e de saúde, são muuuito ativos mesmo!
    Um Frenchie exige paciência, dedicação e muito amor! Mas quem tem um sabe como é impossível não se render aos seus encantos!

    Abs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi, estou prestes a pegar minha Frenchie e gostaria de saber se eles tem tendencia a adoecer facilmente, confesso que vou ficar bem apertada nos primeiros meses afinal um bulldog não esta tao barato assim, e gostaria de saber se a tendencia dela adoecer e grande, considerando que ja vem vacinada e vermifugada. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fernanda,

      Os Frenchies são sim mais sensíveis e costumam adoecer mais facilmente que outras raças. Porém, com uma alimentação adequada e os cuidados de saúde o risco diminui muito sim, eles têm mais facilidade de adoecer, mas não quer dizer que irá certamente ficar doente. Cuide bem de seu bulldog, leve ao veterinário regularmente, vacine, vermifugue, dê alimentação de qualidade e tome os cuidados necessários com brinquedos e brincadeira que provavelmente ele será um buldoguinho saudável.

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
  6. Olá Gabi, como vai?
    Achei seu site pelo google, e gostei muito.
    Estou em busca de um lugar para obter um buldogue francês para minha nova casa, e vi que você tem muita experiencia nesta raça.
    Você pode indicar algum lugar que eu consiga adquirir um filhote?

    Obrigado,
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,

      Onde você mora? Talvez, dependendo da cidade, eu possa lhe indicar alguém que possa lhe orientar.

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
    2. Boa noite Gabi! Sou do interior de SP e estou querendo muito um buldogue francês. Admito que estou com muito medo de pegar de algum canil que só quer conseguir dinheiro com a venda da raça. Fazendo dessa forma que as crias tenham problemas um dia. Pesquisei muito vários e sempre acho alguma reclamação de do lugar pesquisado. Tbem gostaria de sua orientação para poder conversar com alguém que consiga um filhote.. mas esse lugar respeite o canino seu exploração. Muito obrigado pela sua ajuda seu site tem ótimas dicas. Tudo de bom.

      Excluir
  7. Olá gabi.. Vc poderia me informar alguma ração que não seja a royal canin ou a premier?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Francisco,

      A Pro Plan sensitive skin é boa, a cibau fish and rice tb. Sem grãos tem a N&D, todas racções boas que já usei.

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  8. Boa noite Gabi! Comprei um Bulldog Francês de 1mês e meio que está comigo há 1 semana. Está vermifugado e com 1 vacina. Sei que o cuidado nessa fase tem que ser exagerado, mas minha casa moram 5 pessoas e todas brincam com ele, sempre tomamos banho ou lavamos as mãos antes. Passo pano toda hora pra limpar o chão porque se ele ficar preso ele chora muito. Tenho muito medo de ele ficar doente. Estou fazendo certo? Qual dica você me dá?

    ResponderExcluir
  9. Gabi as vacinas são muito caras no começ , quanto mais ou menos $ ??

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.