14 de outubro de 2011

A Manchinha no Olho.


Eu e meu marido sempre estamos atentos a qualquer alteração na Alana, seja no comportamento, seja na pele, ruguinhas, olhos...enfim...

Em um sábado à tarde meu marido estava brincando com ela e falou:

- Ela tá com uma mancha branca no meio do olho... será que é outra úlcera?
A foto está fora de foco, mas dá pra ver a mancha branca opaca circulada em vermelho (a mancha redonda bem clara é do flash da camêra).


A Alana já teve uma úlcera de córnea por causa de um graveto que, alías, eles amam. Foi pequena, tratada rapidamente e curou tudo certinho.
                                                 Tratamento da ulcera de cornea em caes


Acontece que, como ela já teve, eu sabia bem os sintomas:

  • Primeiro: ela não estava com dor, deixou tocar no olho tranquilamente (quando teve a úlcera não tinha quem tocasse);
  • Segundo: ela não estava com intolerância à luz;
  • Terceiro: o olho não estava inchado e não tinha sinais de inflamação;
  • Quarto: a mancha era bem visível e esbranquiçada (muitas vezes a úlcera de córnea não é visivel facilmente, e quando ela teve eu não vi nada, a não ser no veterinário).

De qualquer maneira, no sábado mesmo, eu e meu marido levamos ela no veterinário. Chegando lá eu expliquei da úlcera que ela teve, que aquilo não parecia ser uma e que eu estava preocupada que a tal mancha aos poucos crescesse e a Alana acabasse perdendo o olhinho! Já pensou? Eu não quero pensar nisso não!

Continuando... primeiro que ele achou que era a cicatriz da úlcera, acontece que a úlcera foi pequena e não deixou cicatriz nem nada.

Depois ele fez o teste da fluoresceína (que pinga um colirio e a úlcera aparece "verdinha"), de qualquer maneira eu não achava mesmo que era isso, mas não custa fazer o teste para descartar... grande surpresa: não era úlcera, a mancha continuou ali, no meio do olho, branquinha.

ùlcera de Cornea (Morgan, 2006).
E em alguns momentos eu preferia que o teste desse positivo e fosse mesmo uma úlcera de córnea pequena (trata direitinho, some e pronto). Mas não era... e o melhor? Ele não soube me dizer o que aquilo podia ser.

Ele perguntou se ela poderia ter batido, coçado o olho. Claro que sim, eu falei, ela brinca bastante, e a anatomia do globo ocular dos braquicefálicos predispõe o olho a possíveis traumas. Então ele falou que podia ser um hematoma. Sinceramente? Ele não soube diagnosticar e falou qualquer coisa. Aquilo não era um hematoma, e se assim fosse já teria sumido.

Meu desespero tá aumentando, porque passaram-se 2 semanas e a manchinha no olho não sumiu. Não aumentou, mas também não diminuiu. 

O pior é que é bem no meio do olhinho e isso realmente parece incomodar a Alana (imaginem vocês com uma mancha branca no meio de olho? Muita agonia!), ela ás vezes passa a patinha, esfrega o olho no sofá, como se quisesse tirar alguma coisa do olho. Isso dói meu coração, não poder tirar aquilo pra ela rapidinho.

Pelo menos uma coisa boa o veterinário fez: me passou o número de um veterinário especialista em oftalmologia (bem caro, diga-se de passagem), mas qualquer coisa para a Alana se curar.

Mais uma, além de ser caro, ele só atende com hora marcada, então a minha espera, e a da Alana, vai demorar mais uma semana, quando, sábado que vem, eu irei consultar com ele.

Meu medo? Que aquilo não saia e fique assim mesmo (o que será bastante incômodo pra ela), ou que ela tenha que fazer alguma cirurgia, raspagem que envolva sedação (anestesia geral) ou ainda pior, que aquilo seja algo mais grave e cresca tomando todo o olhinho... :(

Vamos aguardar ansiosamente pela consulta e torcer sempre pelo melhor!

14 comentários:

  1. Nossa...
    Bem vou torcer e mandar muita energia positiva pra dar tudo certo com a Alana!
    E Gabi tenta afastar esses pensamentos de coisas ruin ein ;-)
    Boa sorte =]

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathalia!

    Brigada pela força!

    E vc está certa! Pensamento positivo!!E que a gente fica tyão preocupada com esses pequeninhos.

    Mas vai dar tudo certo!

    Beijos,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  3. Qual é a alimentação do seu bichinho?
    Isso pode ser super alimentação, com deposição de lipídeos ou calcio na córnea.
    Com certeza a oftamologista veterinária irá esclarecer melhor.
    Boa Sorte.
    Priscila

    ResponderExcluir
  4. Eu dava alimentação cozida balanceada, mas minha falta de tempo fez, infelizmente, eu voltar para ração.

    Já li algo sobre isso sim, é uma boa hipótese!

    Muitissimo obrigada Priscila!

    Assim que eu for no médico volto aqui para colocar o que ele disse!

    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  5. Pow Gabi, tambem estou cirioso pra saber o que seu medico disse, até pq a minha cadelinha tbm apresentou hoje aparentemente os mesmos sintomas, segunda feira irei lavá-la ao veterinario e depois eu te falo o que ele dissa, abç

    ResponderExcluir
  6. Amanha o post está pronto! Desculpem pela demora, essa semana tive que viajar em cima da hora e acabou não dando tempo de escrever, mas amanhã explico tudo direitinho! Depois que vc levar ao vet escreva sim aqui o que ele disse.

    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  7. Bom, minha cadela estava tbm com ulcera corneana, fui em tres veterinários disseram que não tinha jeito que ela ia continuar cega, mesmo fazendo cirurgia, realmente fiz a cirurgia e ela continuo cega, chegou a ficar com glaucoma muito forte, eu não me conformava em ver ela cega, foi quando comecei a pesquisar sobre essas doenças na internet, vi que tinha cura sim, e não era cirurgica, mas com colorios certos injeções nos olhos e mais aintibióticos, enfim tinha solução, mas que teria que ser um veterinário oftalmologista, pois eles entendem desse assunto, conheci um veterinário excelente que resolveu o problema dela, deu mto trabalho,vários colirios, remédios, mas enfim, ela volto a enxergar e ela estava totalmente cega. vou deixar o telefone do médico caso queira passar sua cadela em uma consulta Dr. Mauro (11) 55614316 ou 55427710, espero que a tenha ajudado.Post aqui o resultado da sua consulta tá.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Muito obrigada pela dica! Se alguém aqui do blog, que more em Sao Paulo, precisar tenho certeza que será de grande ajuda!

    O resultado da consulta da Alana está no post: "O Diagnóstico", estou dando outra ração para ver como vai ser, se em 30 dias não mudar nada irei consultar um novo especialista!

    Fico feliz que tenha dado tudo certo para sua cachorrinha :)

    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi,gostaria de saber se a manchinha no olho da alana regrediu com a dieta? Tenho um lhasa apso de 3 anos de idade e ele está com a mesma manchinha no olho.a veterinaria disse q é catarata,mais eu acredito q seja o mesmo probleminha da Alana,eu vinha dando muita "besteira" pra ele comer ultimamente,estou usando um colirio homeopatico q a veterinaria receitou também troquei a ração e agora ñ dou mais nada q ñ seja canino p ele.

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciene,

    A manchinha da Alana regrediu sim! Após alguns meses com a dieta.
    Olha, aconselho vc levá-lo em um veterinário especialista em oftalmo para verificar se realmente é catarata ou outra coisa e fazer o tratamento adequado.

    Abs,
    Gabi





    ResponderExcluir
  11. OI gabi meu nome e camila e sou de recife
    minha cadelinha Layka apareceu com essa manchinha
    estou muito aflita pois não sei oque possa ser
    se eu tentar muda a ração da algum resultado?
    amanhã vou ligar para o medico que cuida da minha baby
    mais estou muito triste.
    uma palavra de força por favo =(

    ResponderExcluir
  12. Olá Camila,

    No caso da Alana deu resultado trocar de ração, porém a causa dela era alimentar. Aconselho vc levá-la a um veterinário especialista, ele irá examiná-la e fazer exames, pois assim ele poderá saber o que é e mais importante: a causa.
    Não fique aflita, faça os exames e siga as orientações do veterinario, tenho certeza que dará tudo certo!
    Abs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabi, meu nome é Catarina. Meu vira-lata, Chuck, apareceu com uma manchinha branca no olho direito, não era como a mancha da Alana, pois parecia mais um risquinho de caneta branca, ou um pelinho branco preso. Mas hoje já é um pequeno círculo branco. O da Alana começou assim também? Já tentei de tudo, mas nenhum veterinário soube dizer o que era. A primeira veterinária até suspeitou que fosse um arranhão, que ele tivesse se machucado, mas aquilo permaneceu e só fez aumentar. Ele se assusta bastante na rua, dá cada pulo! Mas quando eu olho o chão, não tem nada. Eu acredito que seja a mancha no olho dele. Depois que li sobre o caso da Alana, já marquei o oftalmo para ele, é minha ultima esperança... Tomara que resolva o problema. Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Olá Catarina,

    A macha da Alana, quando vi, já estava como na foto. Vc deve pedir para o veterinario fazer os exames e descartar lesões, cataratas, enfim, fazer todos os exames possíveis para depois fazer realmente um tratamento especifico e adequado. Acredito que um oftalmo deva estar atento a todo e qualquer tipo de causas que podem ter levado a manchinha. Melhoras!!!
    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.