31 de outubro de 2011

A manchinha no olho - Parte II - O Diagnóstico


Bom... muitas pessoas me escreveram perguntando sobre o olhinho da Alana depois da postagem : A manchinha no olho.

Mil desculpas pela demora em colocar o pós-médico para vocês, mas semana passada tive que viajar em cima da hora e acabei não tendo tempo de escrever antes, mas vamos lá ao diagnóstico:

Marquei a tal consulta com o médico especialista em oftalmologia, demorou um século (para mim) para essa consultar chegar, e finalmente o dia: sabádo!

Fonte: allstarfrenchbulldogs
Expliquei sobre a machinha para o veterinário ele olhou e falou: Você dá Royal? Bom... eu voltei a dar ração para a Alana (falta de tempo, mas tenho aos poucos tentado retornar a alimentação caseira balanceada cozida - que ela adora!-) e a ração que eu estava dando era a Royal.

A Priscila, que deixou um comentário na postagem, estava SUPER certa! Segundo o veterinário a manchinha é um depósito de cálcio OU lipídeo.

Degenerações corneais são condições patológicas secundárias, de manifestação uni ou bilateral. Há depósito de lipídeos, colesterol, cálcio (ou a combinação deles) nas lesões. A degeneração pode ser acompanhada ou mesmo precedida de inflamação, vascularização e de pigmentação corneais. Clinicamente, as lesões são de aspecto muito variável, com bordas bem demarcadas, coloração branca densa, branco-acinzentada ou cristalina. Fonte: visaoanimal

Para saber qual dos dois é o depósito teria que fazer uma biópsia do olho, um procedimento muito invasivo só para identificar qual deles é (concordei plenamento com ele). Poderia também fazer um exame de sangue, mas segundo ele em 80% dos casos não aparece nenhum tipo de alteração no exame.

Duas causas podem estar relacionadas a esse tipo de problema ocular em cães:

1. Causa Alimentar - O caso da Alana;

2. Causa hormonal: problemas da tireóide podem causar esse tipo de alteração (não é a situação da Alana, já que ela não está apática, pêlo quebradiço e sem brilho, perda de peso, acometimento de ambos os olhos...entre outras alterações). 

A lipidose corneana é uma degeneração freqüente na córnea de cães idosos. Nos Pastores Alemães tem sido associada à hiper-colesterolemia e hipertrigliceridemia. A lipidose também se manifesta como uma distrofia corneana bilateral em Poodles toy e miniaturas jovens, nos Afghan Hounds e em outros raças. São evidenciados depósitos brancos, de translucentes a opacos, usualmente localizados no estroma corneano anterior. A neovascularização, nestes casos, pode estar presente. Há casos que estes depósitos motivam a ocorrência de inflamação corneana superficial severa. Se a lipidose interferir na visão ou permitir que haja desconforto, a ceratectomia superficial está indicada, visando a remoção integral ou parcial da lesão. Recorrências pós ceratectomia são habitualmente infreqüentes.Fonte:blacklab:cornea .

Fonte: visaoanimal


Isso é comum também em cãozinhos que comem a mesma comida que nós (nada balanceada) e muitos petiscos nada saudáveis.

Sobre a ração: O veterinário comentou que, dos 4 cachorros que ele examinou em uma semana, 3 deles comiam a Royal, uma ração hipercalórica, de acordo com ele, e que pode estar relacionada com a ocorrência desses depósitos na córnea (porém ainda não existem estudos conclusivos de que a Royal possa predispor o cão a esses depósitos na córnea, isso foi apenas uma constatação do veterinário, baseado nos animais que ele consultou).

O tratamento: mudança na dieta (quando ele falou isso pensei: que bom! vai me dar uma dietinha caseira para dar pra ela). A "dieta"dele: trocar a Royal pela Natural (sem corantes) e não dar nenhum tipo e de petisco, principalmente coisas com queijo e muita gordura (ela nunca ganha esses petiscos impróprios), só frutas e legumes - pouco -.  E só isso! 

Sinceramente? Não duvido do diagnóstico e sim do tratamento, trocar uma ração por outra , para mim, não é fazer uma dieta específica para o cão... mas estou seguindo todas as orientações, ração já foi trocada, e daqui a 45 dias ele falou que a tal manchinha deve sumir.

Ele falou que isso não está interferindo na visão e que se não desaparecer e a mancha não aumentar pode deixar assim mesmo, ou fazer uma cirurgia que corta essa parte e faz com que a cicatriz fique menor que a mancha (se a mancha continuar e não aumentar não vou submeter a Alana a uma cirurgia, cortar a córnea e ainda deixar uma cicatriz!)

Estou seguindo tudo direitinho e todo dia de olho na manchinha... de qualquer maneira estou pensando ainda em levar a um segundo especialista. Não sei porque mas esse tratamento tá estranho, só uma intuição...

Conforme a progressão do "tratamento" eu estarei deixando vocês informados sobre a mancha (se está sumindo, aumentando, ou se levei em outro especialista - muito provável -).

Queria agradecer imensamente toda a preocupação e pensamentos positivos de vocês para a Alana! Muitíssimo obrigada! 

Manterei vocês informados!

Abraços a todos!

20 comentários:

  1. Gabi...
    Ela está linda!
    Fique tranquila que com seu amor e carinho essa manchinha some rapidinho.
    Interessante esse ponto da ração hein.
    É bom averiguar mesmo. Já ouvi falar muito bem da Natural.
    Boa sorte e melhoras para o olhinho dessa fofa.
    bjinhos em voces 2.

    Ju, Bugica e Burda!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Poisé, achei interessante tb esse negocio da ração, espero que seja essa a causa mesmo, de qualquer maneira talvez eu leve em um segundo especialista mesmo!

    Muito obrigada pela força!

    Beijão para vcs 3!

    p.s. A burda é muito linda (vi a foto no forum do CBBF)! O Bugica deve estar adorando! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi! Tudo bem?

    Tenho uma bulldoguinha de 1 ano e 3 meses, há 2 semanas uma veterinária percebeu uma manchinha branca bem pequena no olhinho dela e disse ser úlcera. Ela receitou o colírio tobradex para ser utilizado por 10 dias, mas a manchinha não sumiu...
    Achei o caso bem parecido com o seu, me mudei para o Rio agora, faz 1 semana, vc é daqui, certo? Poderia me indicar um bom profissional para bulldog francês?
    Porque além de tudo ela entrou no primeiro cio em fevereiro e depois nunca mais, andei pesquisando e vi que existe o cio seco, fiquei com medo dela ter isso, e vi que pode ser relacionado com tireode, e talvez a manchinha tb possa ser por isso, vc sabe me dizer se tem algo a ver?
    Muito bom seu blog, descobri agora e não vou parar de ler!
    Grande Abraço!

    Camila Gouvêa

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila,

    Não sou do Rio não, peça para alguém, até mesmo para um veterinario, que lhe indique um especialista em oftalmologia.

    Dependendo do grau da úlcera pode sim ficar uma cicatriz, até no caso da Alana perguntaram se a mancha não era a cicatriz da úlcera. O veterinario deve ter feito o teste com o colirio que "pinta" a úlcera né?

    Se vc está com duvida consulte outro vet, até porque não sei se a mancha está relacionada ao cio, nunca ouvi essa relação, mas consulte com outro médico que ele com certeza tirará suas duvidas.

    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gagi.Também tive uma cachorrinha que aconteceu esse mesmo problema nos 2 olhinhos.Eu e minha mae sofremos muito,pois aqui nao tem laboratorio animal.Meu cachorrinho começou a surgir essa manchinha faz 7 dias no olhos esquerdo.Vou ao veterinario e vou seguir a dieta do seu.Abraços!

      Excluir
    2. Olá Galeno,

      È dificil mesmo... mas com cuidado e carinho tenho certeza que vai dar tudo certo, a manchinha da Alana ainda persiste, mas não aumentou o que é muito bom, então agora é mesmo controle.

      Abs e melhoras para o seu cachorrinho!

      Gabi.

      Excluir
  5. Olha,fui no veterinario ontem,ele passou um spray antiinflamatorio,antiinfeccioso,meu cachorro estava lacrimejando muito os olhos e coçando tanto que as palpebras feriram.Aplicamos nos olhos dele a cada 4 horas e Deus ajudou que a mancha está regredindo.Bendito seja Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. Fui ao veterinário ele me passou um spray antiinfeccioso,antibiotico estou passando no olho doente dele a cada 4 hs.Começou com uma coçeira,e agora essa mancha!Graças ao bom Deus a mancha está regredindo.Desejo saúde para sua cachhorrinha!Fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Galeno! Que noticia ótima!!!!! Fico feliz que a manhca está regredindo! Provavelmente levarei a Alana em outro vet tb para dar uma olhada!

    Abs,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  8. Gabi, acabei de conhecer seu blog, procurava alguém que estivesse na mesma situação que eu. A minha filha é lhasa apso e está com a manchinha nos dois olhos. Passei por todos os procedimentos que vc e tive as mesmas respostas, com exceção da ração. Como está a Alana? Vc está mais segura que este é o único tratamento? E quanto a ração Natural é a da Guabi? Desculpe tantas perguntas... Isso angustia demais. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá Monica,

    A Alana melhorou da manchinha sim!
    Eu não diria que a ração seja o único tratamento, mas para iniciar acredito que seja o "mais seguro". Digo isso pois os outros incluem medicamentos, cirurgias, enfim, coisas mais agressivas. E como é só troca de ração não custa tentar, até porque pode não ser causa alimentar.
    Eu diria, na verdade, que é um tratamento de exclusão. Se não adiantar acho necessário antes de passar para outros procedimentos realizar mais exames.
    A Natural é da Guabi sim, tb uma ração super premium assim como a Royal e a Premier. Eu tenho dado para os meus a Natural ou a Pro Plan. De todas que eu já testei ( e foram todas super premium) gostei mais dessas duas.
    Mas a escolha é sua e da adaptação de seu cãozinho, desde que seja uma ração de boa qualidade vale a pena tentar.

    Mas a manchinha não saiu rapidinho não! Demorou alguns meses. O veterinario falou em 40 dias. Achei muito pouco tempo pra mudar algo.

    Espero que dê tudo certo pra vc tb!
    Mantenha contato!

    Abs,
    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabi! Que bom que a Alana melhorou! O oftalmo falou de outros tratamentos como a cirurgia mas, disse que a cicatriz ficaria quase como a mancha... Então vou tentar mudar a ração mesmo. Em um mês cortando os petiscos e o queijo que ela ama notei que estava diminuindo mas esta semana a mancha voltou a ter aumento. Agora com o seu conselho vou tentar essa Natural. Ah, ela só fez o exame de sangue, nele não apresentou nenhuma alteração. Obrigada, vou te contando o desenrolar desta história. Abraços!

      Excluir
  10. Ola gabi, meu nome e camila Maia e sou de recife
    tenho um pit que é minha vida, notei que ela apresenta a mesma mancha da allana,
    o problema de Layka e que ela e gulosa e eu não sei dizer não
    a ela, come tudo =(
    estou com muito medo de perde minha cadela.
    vou começar a muda a ração.
    estou cmo medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vida,

      Essa mancha de depósito que a Alana teve não é um risco de morte para o cão. Ela apenas influencia na visão.

      A questão é a regulação da alimentação de todo cão, isso sim pode afetar diretamente a saude e riscos de doenças mais graves.

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
  11. Olá, sou de Portugal a minha Vicky foi diagnosticada com uma queratite, começou por aparecer uma manchinha branca no olho, depois outra à volta da primeira e agora já está no outro olho também, tem sido seguida pelo veterinário que lhe tem receitado colírios, vitamina A, antibióticos, já fez raspagem e nada resulta :( .
    No dia 16 de Abril vou com ela a uma consulta de oftalmologia para ter a certeza do que se trata. Mas ao ver o seu caso noto algumas semelhanças com a Vicky, a primeira manchinha que lhe apareceu era muito parecida com a da Alana e ela também está a comer RC :/
    A Alana já está totalmente recuperada?
    Obrigada por partilhar a sua experiência ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MC,

      A Alana não tem mais a manchinha, porém demorou alguns meses para sumir. Não dei mais RC pra ela, na época mudei para a Natural. Hj ela está comendo a N&D da farmina, uma ração sem grãos.
      Espero que consiga resolver a manchinha da sua Vicky!

      Abs,
      Gabi

      Excluir
  12. Olá, Gabi,
    Minha cachorrinha está com manchas similares, porém, nos dois olhinhos praticamente do mesmo tamanho e formato. Levei-a numa oftalmo que disse não parecer ser nada, somente um acúmulo de substâncias. Depois de passado um tempo, a duas semanas, ela perdeu um quilo, uma shih-tzu que pesava 5,6, ficou muito magrinha e isso me chamou atenção, será que poderia ter uma relação com as manchas dos olhos? Tem alguma dica sobre sua busca de um diagnóstico?
    Nos exames ela teve alteração muito grande no funcionamento do fígado, mas não está amarelada e tb não mudou o humor, continua normal.
    Agradeço se puder me ajudar! Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais,

      O veterinario era especialista em ofltamo? Caso não, aconselho a levá-la em um especialista, caso ele seja acho que você deve levá-la em outro para uma segunda opnião. Ele falou que não era nada, mas parecia acumulo de substancia?? Para mim isso não é "nada". Ela tem que passar por um exame geral e uma segunda opnião. Não sei se a perda de peso pode estar relacionada com as manchas, mas como ela teve alteração no fígado você deve sim levá-la em outro veterinario explicar tudo certinho e ele examinando a sua cachorrinha vai saber lhe dizer. Leve ela para uma segunda opnião!!

      Abs,
      Gabi.

      Excluir
  13. Boa tarde Gabi!
    Meu bull francês está com um problema parecido, e adivinha? Mudei a ração para Royal,estou com dificuldades com um Vet especialista, poderia me aconselhar mais um pouco sobre e quem sabe te enviar uma fotinho para me dizer se estamos de fato falando do mesmo problema? Tudo comecou com uma irritação, (o castanho do olhos dela sempre foi muito lindo, eu sempre ficava os observando, nunca notei qq manchinha), no dia seguinte ele ficou levemente turvo com um peq buraquinho, a princípio fiquei desesperada achando q algum gato pudesse ter a machucado, e hj terceiro dia esse buraquinho aumentou um pouco, assim eu acabei descartando a briga entre gatos, foi então que achei esse link, vou continuar a procura de um especialista, mas vou seguir "seus passos" já retirei a ração, estou a alimentando com comida natural, tem mais alguma coisa q tenha feito para aliviar o incomodo, estou limpando com soro...
    Agradeço qq comentário q possa nos ajudar!
    Um abraço.
    Elaine Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine,

      Pelo que você me descreveu parece que ele teve uma ulcera de córnea e agora criou uma cicatriz que pode ser essa mancha.
      Mas, realmente, só um especialista pode examinar e te confirmar se é uma cicatriz de alguma lesão ou uma mancha de deposito como a Alana teve.

      Se for uma cicatriz para retirar acredito que o procedimento seja cirurgico e não sei se vale a pena uma cirurgia para isso, caso a cicatriz não esteja influenciando na visão e função do olhinho dele.

      O medico me descreveu a cirurgia e fiquei preocupada na hora, toda cirurgia é invasiva, e no olho é mais delicada ainda.

      Coloque onde você mora, quem sabe alguém aqui no blog conheça um vet oftalmo na sua região para indicar!

      Mas, de qualquer maneira continue com essa outra ração. Depois desse problema nunca mais dei royal pra ninguém aqui em casa.

      Espero que dê tudo certo! Estaremos aqui torcendo! ;)

      Abs,
      Gabi.

      Excluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.