7 de outubro de 2011

O Que Fazer em Casos de Envenenamento.


Os buldogues franceses são, literalmente, pequenos "aspiradores", engolem tudo o que vêem pela frente. Por isso é bom que você tire do alcance do seu Frenchie tudo o que é potencialmente perigoso, como produtos de limpeza, comidas como o chocolate, plantas venenosas, inseticidas, medicamentos... Além de cuidar com possíveis envenamentos criminosos (é... existem coisas, que não chamo de pessoas, que fazem esse tipo de atrocidade).
Fonte: blogs.jovempan


Leia estes posts para saber um pouco mais sobre algumas substâncias tóxicas para o seu cão:

Plantas venenosas para o seu cao
Não envenene seu frenchie.


Por isso é bom que você tenha acesso fácil e rápido a algum veterinario, clinica ou hospital veterinario, de preferência aqueles com plantões 24 horas, até porque, geralmente, essas coisas acontecem sempre em horários que as clinicas costumam estar fechadas.

Aqui estão algumas providências que podem ser tomadas, e SEMPRE procure auxilio médico o mais rapido possível.

"Mesmo que vc não tenha animais, repasse para quem tenha.

O Dr. Marcel Benedeti (veterinário) recomenda como agir em caso de suspeita de envenenamento de animais:
"Quando houver suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol (uma colher de sopa) que, em contato com o estomago, vira água morna salgada e faz o animal vomitar.
 No entanto, nem sempre a indução do vômito é recomendada, como no caso de ingestão de substâncias extremamente irritantes ou cáusticas (produtos de limpeza, alvejantes, sabão em pó, etc.). Nesses casos, recorre-se à lavagem gástrica, feita na clínica veterinária
 Em seguida, dar ATROVERAN (1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas), é o melhor antídoto para venenos do tipo 1080 e chumbinho.
Tenha sempre Atroveram por perto e repasse esta informação para as pessoas que conhece. Poderá salvar vidas.
 O carvão vegetal também ajuda muito em envenenamentos (inclusive em humanos), pois é absorvente  e já existe, nas farmácias, em comprimido. Ele se "ligará" ao veneno, impedindo que o mesmo seja absorvido. Mas essa medida só tem efeito que realizada logo após à ingestão do tóxico. O uso de diuréticos ajuda a eliminar substâncias tóxicas já absorvidas pelo organismo.
 Sempre que possível, levar a embalagem do produto que, suspeita-se, tenha intoxicado o animal. Existem várias substâncias que causam sintomas semelhantes. O veterinário, conhecendo o princípio tóxico, poderá instituir um tratamento adequado.
 Em caso de suspeita de crime (tentativa de envenenamento), urina, vômito, excreções e sangue, devem ser colhidos para análise. Se houver morte do animal, fragmentos de órgãos como rim e fígado devem ser coletados e congelados para análise. A perícia, feita por um veterinário capacitado, necessitará desses elementos para emitir um laudo e concluir se houve crime.
 E leve seu cão o quanto antes ao veterinário.

Fonte: coisasepanosdabeth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.