25 de maio de 2013

Corticóide em Úlcera de Córnea Não!!!


O Post de hoje é um alerta!!!



A Alana já teve uma úlcera de córnea por causa de um graveto. E há algumas semanas ela fez a façanha de ter outra, no mesmo olhinho.... :(

Dessa vez já estava mais informada, graças a Deus! O olhinho tava inchado, vermelho e ela não deixava tocar, pensei em úlcera de córnea e levei ao veterinario. A veterinária que costumo consultar não estava e consultei com outro.

Ele olhou e falou: é conjuntivite, passou uma pomada na hora e passou outra para passar em casa. Acontece que ele não fez o teste com o corante (sempre peça para fazer o teste para descartar lesões), nem mesmo olhou com a luz.

Sai de lá com muita dúvida do diagnóstico, lendo a bula da pomada lá estava: contra-indicada para úlcera de córnea, pois continha corticóide. Então fiquei mais em dúvida ainda. Falei pro meu marido que achava que não era conjuntivite e sim uma úlcera.

Passei a pomada duas vezes, na terceira eu decidi seguir minha intuição (já deveria ter feito isso de primeira) e eu mesma levei a Alana em um lugar com bastante claridade e examinei o olhinho dela, e lá estava a lesão, e das grandes!!!!



A "olho nu" eu consegui ver, e o veterinário não?" Claro que não, ele nem olhou direito! Peguei uma lanterninha e olhei melhor, estava bem "fundinha" e fiquei preocupada. Imediatamente parei de usar a pomada! E levei-a em outro veterinário, só que dessa vez falei claramente: ela está com uma úlcera de córnea, queria que pingasse o corante pra confirmar. E claro que era isso mesmo.

O ALERTA!  NÃO SE DEVE PASSAR  EM ÚLCERAS DE CÓRNEA NENHUMA POMADA OU COLÍRIO QUE CONTENHA CORTICÓIDE EM SUA COMPOSIÇÃO. 

O corticóide retarda a cicatrização, podendo inclusive agravar a lesão! FIQUE ATENTO!

Conclusão: a úlcera agora está demorando para cicatrizar, e espero que não fique cicatriz ( a última que ela teve não ficou). 

Bom, fica o alerta! Todo cuidado é pouco!


4 comentários:

  1. Olá! Acabei de adquirir meu 1º frenchie, o Bruce. Tenho lido seu blog há um bom tempo, entre as minhas pesquisas sobre a raça, antes mesmo do Bruce chegar. Parabéns e obrigada pelas dicas! Aproveitando a oportunidade, queria saber como vc fez para lidar com os choros e uivos da Alana, quando era filhotinha? To sem dormir direito desde que ele chegou (umas 4 noites, rs). Vc usou alguma técnica? Aguardo! Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kellen,

      Os choros no inicio são normais e tendem a desaparecer com o tempo, vá acostumando ele a ficar sozinho aos poucos. Mas ele vai acabar acostumando, deixe brinquedos, um radio baixinho ligado, uma luzinha pra ele não ficar totalmente no escuro. A adaptação inicial é dificil mesmo.

      abs,
      Gabi

      Excluir
  2. aconteceu o mesmo com minha cachorrinha sandy, mas o veterinario que errou nao assumiu a responsabilidade, o que devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses casos são complicados mesmo, procure um conselho de veterinária da sua cidade que eles saberão lhe informar melhor.

      Abs,
      Gabi

      Excluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.