29 de outubro de 2014

Alergia X Corticoides X Tratamentos naturais.


Oi pessoal,

Se você tem um bulldog aposto que você já teve problemas com alergias e problemas de pele.

Em alguns casos, não tão raros, as alergias persistem e os tratamentos, normalmente, incluem antibióticos e corticóides.

Por experiência própria: O tratamento (enquanto está sendo feito) melhora bastante, fica lindo!!! Pele macia, branquinha, sem coça-coça, mil maravilhas. Ai o tratamento finaliza (porque uma hora os remédios têm que parar) e as maravilhas acabam, e aos poucos tudo vai voltando, e muitas vezes pior do que antes.

Solução que muitos veterinários passam: Você terá que conviver com isso, de tempos em tempos dá um corticóide, aquela "injeção maravilhosa" de corticóide, um antibiótico, banhos semanais com shampoo de corticóide, spray de corticóide..... e dá-lhe corticóide!!!!


Fonte: yurtopic
Mas fique sabendo que você está, aos poucos, envenenando e matando seu cão!
"Apesar dos benefícios em determinadas enfermidades, o uso dos glicocorticóides pode desencadear uma série de efeitos colaterais. Tanto o uso prolongado de corticóides exógenos como a ocorrência de hiperadrenocorticismo são capazes de promover alterações clínicas e laboratoriais na espécie canina. Especificamente no fígado, são descritas a ocorrência de hepatomegalia e degeneração dos hepatócitos, promovendo elevação dos níveis séricos das enzimas alanina aminotransferase, fosfatase alcalina e gama-glutamiltransferase" fonte: Avaliação dos efeitos da terapia com prednisona em cães utilizando análises ultranossonográfica, citopatológica e histopatológica
Apesar de ser um tratamento rápido acredito que esse não seja o caminho. Precisamos procurar tratamentos naturais, mas, infelizmente, as pessoas não têm paciência de fazer o tratamento que muitas vezes é longo e requer muuuita paciência.

A questão que tem que ser investigada e tratada é a causa da alergia. Os tratamentos com corticóides são paliativos, pois só tratam os sintomas.

Fonte: Tratamento natural
Mas é aí que o proprietário terá que se empenhar, dedicação total! Tentar descobrir a causa, juntamente com um veterinário de sua confiança e que tenha a mente aberta para as alternativas naturais.

Você deve ter consciência de que o problema de pele do cão não irá mudar da noite pro dia, e que os corticóides e antibióticos tem efeitos temporários e a longo prazo podem causar prejuízos a saúde do seu cão.

Há diversas opções de tratamentos naturais para cães, e muitos veterinários têm seguido essa linha holística e se especializado nesse segmento.

Homeopatia, fitoterapia, nutracêuticos, mudança da alimentação estão entre os tratamentos alternativos possíveis. 

Apesar de haver muita oposição e relutância a respeito existem vários casos de tratamentos de sucesso que seguiram essa linha natural, onde o tratamento convencional não resultou efeitos desejados e a longo prazo.

Fonte: utopiaveterinaria

Por isso indico a leitura do seguinte artigo do cachorro verde: Bate-papo com uma médica-veterinaria holística

Outro site muito bom e super interessante com muitas informações: Bicho Integral

Precisamos estar abertos para as possibilidades, estudar e ler a respeito, afinal é a vida de nossos companheiros em jogo! 

Pense a respeito! ;)


Fonte: dogsnaturallymagazine



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.