31 de julho de 2015

Rânula em Cães.


Oi gente!!

Então! Voltando com algumas informações.

Esses dias a Alana estava sentada e percebi que ela estava salivando muito. Não, não era "babando", era salivando, assim, sem nenhum motivo aparente.

Acontece que era muuuita saliva, escorria até! E quando ela deitava os cobertores ficavam encharcados de saliva.

Fonte: coisadmaluco

Claro que isso não é normal, mas apesar disso ela não apresentava nenhuma alteração aparente e estava comendo, tomando água e brincando normalmente.



De qualquer maneira levei ao veterinário, que olhou, olhou, tentou ver embaixo da língua (não conseguiu, ela não deixou). Então ele fez uma palpação e disse que ela estava com uma Rânula (que as glândulas salivares dela embaixo da língua estavam inchadas).

E depois completou: o tratamento é cirúrgico. E eu Hãn?!?! Como assim? Calma lá!

Ai ficou de me retornar pra dizer se realmente ia ter que fazer cirurgia.

Levei a Alana pra casa, bem preocupada e a primeira coisa que pensei é que eu não ia colocar ela, assim, em uma cirurgia. Primeiro, não existia tratamento com medicamentos? Nunca coloco meus cães em cirurgia se não for realmente necessário.

Então lá fui eu pesquisar sobre o que era a tal de Rânula, eu realmente nunca tinha ouvido falar, e achei o seguinte:

Os cães possuem inúmeras glândulas salivares menores distribuídas ao longo de toda a cavidade oral (lábios, bochecha, língua, palato, faringe e esôfago) e quatro pares de glândulas maiores, são elas: as parótidas, sublinguais, zigomáticas e submandibulares .As mucoceles, lesões pseudocísticas benignas, são causadas por obstrução e/ou rompimento de glândulas salivares e de seus ductos excretores correspondentes, as quais causam extravasamento e retenção de saliva no tecido conjuntivo adjacente. Na maioria das vezes, a etiologia é traumática. Os pacientes acometidos podem ficar assintomáticos ou apresentar sinais clínicos diversos. O diagnóstico definitivo é obtido pela aspiração citológica da região afetada. O tratamento de escolha é a remoção cirúrgica da glândula salivar e obliteração por ligadura do ducto envolvido, evitando recidivas e proporcionando prognóstico favorável ao paciente. Fonte: Mucocele em Cães 
Uma rânula é um tipo de mucocele, é uma obstrução e/ou rompimento de glândulas salivares que se localizam embaixo da língua (sublinguais).

Fonte: mucocele sublingual ou rânula

Lá fui eu tentar "cutucar" a Alana, foi muuito difícil! e não achei nada inchado. Sinceramente, não sei como o veterinário conseguiu sentir alguma coisa, ela não pára quieta!!!

De qualquer modo, ela tinha um sintoma que não podia ser ignorado. Não esperei muito, liguei pro veterinário e perguntei se, primeiro, não tinha como tentar um tratamento com medicamento, afinal ela não apresentava nenhuma outra alteração.

Foi aí que ele falou que ela podia estar com alguma irritação, de algo que acabou inflamando as glândulas. Perguntou se tinha a possibilidade dela ter comido algum bichinho, ou outra coisa irritante. Bom, poderia sim, "aspirador" como eles são, eu não descartei!

Então, durante três dias ela tomou o medicamento prescrito e graças!!!! Melhorou sem precisar de cirurgia. Se ela não melhorasse teria que tentar o tratamento cirúrgico.

Mas no final a Alaninha se curou e está ótima e agora também tenho mais um conhecimento na minha lista! Só tá gorducha... rs... vai ter que entrar na dieta!

"ossos do oficio" ;)





  



Um comentário:

  1. Estou com mesmo caso com a minha Luna, a Vet disse que é caso cirúrgico, mas depois que li sua postagem vou procurar uma segunda opinião...obrigada foi de muita ajuda!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e compartilhar sua opnião!

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua reprodução e publicação.

Não serão publicados:

- Comentários que contenham ofensas ou palavrões;
- Comentários que não tenham relação com o post em questão;
- Comentários Anônimos;
- Propagandas em geral.

Leia os Termos de Uso do blog.